ENCONTRO

Chineses e prefeitos do Cideja debatem desenvolvimento regional

Reunião/jantar debateu assuntos de interesse da região Foto: Divulgação TP

Os prefeitos da região e assessores das prefeituras que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvol­vimento Econômico, Social e Ambiental da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) estiveram reunidos com investidores chineses na noite desta quarta­-feira (22), na sede da SEP­CO1, junto a UTE Pampa Sul, em Candiota.

Pela Sepco1 estavam o diretor Geral, Xiyu Cong; o diretor comercial, Hongbiau Liu, e o diretor de Negócios, Hang Cao. O encontro foi mediado pelo intérprete chi­nês, Zhe Hu. Cada município fez sua apresentação durante o jantar.

No horário da reu­nião a chuva era intensa e chamou a atenção do diretor Xiyu Cong. Ele lembrou que a chuva, para os chineses, representa prosperidade e fartura. “Tem tudo a ver com esse encontro”, destacou.

O grupo assistiu a um vídeo institucional que mostrava alguns dos investi­mentos da empresa chinesa, no Brasil e no mundo. Os empresários apontaram o inte­resse em continuar investindo na região, para isso, foi im­portante a aproximação com os municípios que integram o Cideja. A Sepco 1, que faz parte do conglomerado Power China, é sócio do projeto da UTE Ouro Negro – proje­tado para ser construído em Pedras Altas, na divisa com Candiota.

Adriano ressaltou que na ocasião também foi tratado do projeto de gaseificação de carvão, o qual a empresa Vamtec é responsável e já está em contato com a empresa chinesa para avançar nessa questão. “Essa aproximação internacional é muito im­portante para que possamos estabelecer políticas de desen­volvimento”, assinala.

O prefeito Renato Machado, que é o tesoureiro do Cideja e esteve acompa­nhado do vice-prefeito Marco Igor Ballejo Canto e do chefe de gabinete, Elias Scoto Ritta, durante a sua apresentação, falou sobre as potencialidades do município. “Pecuária, agri­cultura, agricultura familiar, agroindústrias, comércio e industriam além de educação, que oferecemos ensino gratui­to da creche a universidade, inclusive especializações e pós-graduação”, destacou o prefeito hulhanegrense.

O encontro foi en­cerrado com um jantar de integração com alimentos da culinária chinesa e também com churrasco. Os prefeitos e assessores receberam presen­tes chineses. Já o Cideja pre­senteou o diretor Xiyu Cong com um pala, vestimenta típica do gaúcho fronteiriço. Pelo consórcio, além dos prefeitos Adriano e Renato, estavam Bebeto Perdomo (Pedras Altas), Rubem Dari Wilhelnsen (Herval), Gerard Martens (Aceguá) e Vitor Ivan Gonçalves Rodrigues (Piratini).

Comentários do Facebook