ELEIÇÕES SUPLEMENTARES

Rogério e Danúbio confirmam que são pré-candidatos a prefeito em Pinheiro Machado

Vice de Rogério será o mesmo da eleição de novembro e o PSDB deve indicar um nome para compor com Danúbio. PT não terá candidatura própria

Danúbio e Rogério já se enfrentaram no ano passado, só que o pedetista era vice Foto: Divulgação TP

O município de Pi­nheiro Machado é um dos cinco gaú­chos que terão que passar por um novo processo elei­toral em 2021, as chamadas eleições suplementares.

A Terra da Ovelha está nessas condições por­que o vencedor das eleições de 15 de novembro último, foi o ex-prefeito Carlos Er­nesto Betiollo (PSDB), que em todas as instâncias da Justiça Eleitoral foi consi­derado inelegível por incor­rer na Lei da Ficha Limpa. Betiollo foi condenado pela Justiça Federal em segunda instância sendo acusado de desacato e desobediência qualificada durante uma fiscalização em sua proprie­dade rural em 2016.

Como desdobra­mento, a cidade neste mo­mento é governada proviso­riamente pelo presidente da Câmara, Ronaldo Madruga (Progressistas), sendo que já declarou publicamente que não será candidato nas eleições suplementares, que ainda não tem data para acontecer. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já definiu quais são as datas possíveis para as eleições suplementares: 7 de março, 11 de abril, 2 de maio, 13 de junho, 4 de julho, 1º de agosto, 12 de setembro, 3 de outubro, 7 de novembro e 5 de dezembro. Em Pinheiro Machado, muitos acreditam que a data será 2 de maio – que coincidentemente será o aniversário de 142 anos da cidade.

CANDIDATOS O TP conseguiu confirmar com ao menos dois pré-candidatos a prefeito nas eleições suple­mentares. Nos bastidores, a aposta é que sejam apenas esses.

O professor e ex­-vereador Rogério Moura (PSB), que ficou em se­gundo lugar nas eleições de novembro passado, disse que está pronto. “Claro que sim. Estamos firmes, rumo a vitória. Agora mais do que nunca”, enfatizou, afirman­do que a coligação PSB, Progressistas e MDB está novamente afinada e coesa. A chapa se repetirá com Paulinho Alves (Progres­sistas) como vice. “Nosso time tá fechado”, afirmou Rogério.

O empresário e ex-secretário de Obras da cidade, Danúbio Peres (PDT), que foi o vice na chapa de Betiollo, da mes­ma forma confirmou sua pré-candidatura a prefeito desta vez. Ele declarou que a indicação da vice caberá ao PSDB, que deve fazer uma pesquisa. Nomes como dos vereadores Rena­to Rodrigues e Fábio Dias, professora Marisa Peterle e o do ex-vereador Giovane Teixeira, são cogitados. Danúbio disse que outros nomes fora do círculo político também estão sendo son­dados.

PT O jornal conversou com o ex-vereador e que foi candidato a prefeito nas últimas eleições, ficando em terceiro lugar, Gilson Rodri­gues, para saber a posição do PT no novo processo eleitoral. Uma decisão, se­gundo ele, já foi tomada pelo partido, que é a de não ter candidatura própria. Gilson disse que ele neste momen­to é assessor do deputado federal Dionilso Marcon para a região Sul e que nem pode, por este motivo, ser candidato novamente.

O ex-vereador disse que o PT debate se apoia alguém ou se manterá neutralidade. Ele informou que já houve uma conversa formal com o PDT e PSDB e que de forma informal foi conversado com PSB, Progressistas e MDB. “Não há decisão alguma. Vamos aguardar a data da eleição ser marcada e a aí teremos uma definição. Estamos abertos ao diálogo”, disse.

Comentários do Facebook