
Obra de 11km do pórtico ao britador iniciou em março deste ano Foto: Daer/Especial TP
Na semana passada, o Palácio Piratini lançou o programa transversal Avançar, cujo intuito é acelerar realizações e deixar um legado, baseado em três eixos que projetam estrategicamente um novo ambiente, com mais desenvolvimento e mais qualidade de vida para a população: Avançar no Crescimento, Avançar para as Pessoas e Avançar com Sustentabilidade.
Dois dos primeiros projetos que fazem parte do Avançar se encaixam no eixo Avançar no Crescimento e tratam do tema mobilidade. Um deles consiste em um Plano de Obras, todas feitas com recursos públicos, no total de R$ 1,3 bilhão. O outro é o projeto de concessão de rodovias, pelo qual a iniciativa privada investirá, nos próximos 30 anos, o valor expressivo de cerca de R$ 10,6 bilhões.
O plano de obras apresentado pelo governador Eduardo Leite prevê 28 acessos municipais e 20 ligações regionais, na elaboração de 39 projetos executivos, na quitação de recursos necessários para conclusão de obras contratadas via 39 convênios em vigor em diferentes cidades do Estado e na conservação e recuperação de rodovias. As obras serão realizadas nas nove regiões funcionais do Departamento Autônomo de Estadas de Rodagem (Daer).
“Não conseguimos fazer concessões em todo Estado. Em algumas regiões, é preciso fazer investimentos estaduais. A capacidade de investimentos que o RS obteve, com apoio da Assembleia Legislativa, devido às reformas administrativa e previdenciária e no processo de privatizações, vai viabilizar a aplicação desses recursos nessas obras”, destacou o governador Leite.
ACESSOS MUNICIPAIS – Nos últimos dois anos 11 acessos já foram executados e entregues pelo governo, mas 51 acessos não pavimentados restam no Estado, sendo que 28 estão contemplados no plano de obras anunciado semana passada pelo governador Eduardo Leite, com previsão de investimento aproximado de R$ 328,5 milhões. Cinco deles serão entregues neste ano – Nova Bréscia, Coqueiro Baixo, Lagoa Bonita do Sul, Cerrito, Rolador e Itacurubi.

Obra anunciada pelo governo na ERS-608 vai abranger
o trecho que falta da rodovia até atingir a BR-293 Foto: Reprodução TP
ERS-608 – A rodovia estadual que dá acesso a Pedras Altas partindo da BR-293, assim como São Martinho da Serra, Pirapó, Cerro Grande do Sul e de Ivorá a São João do Polesine e acesso a Faxinal do Soturno está incluída para a pavimentação até a BR-293, ligando o município a Pinheiro Machado. Estas cinco obras estão com previsão de entrega posterior a 2022.
O Estado foi dividido em Regiões Funcionais (RF), estando Pedras Altas na RF5. Conforme o Plano de Obras divulgado pelo Daer e do qual o Tribuna do Pampa recebeu cópia, serão R$ 29.900 milhões destinados aos 33km da ERS-608, sendo a realização de 1km prevista em 2021 no valor de R$ 3.200 milhões e 16km em 2022 no valor de R$ 26.700 milhões. Ainda segundo repassado, foi necessário readequação do projeto e repactuação contratual no lote 1 (R$ 300 mil) e readequação de projeto e licitação para o lote 2 (R$ 250 mil). Cabe lembrar, que um trecho de 11km da rodovia já está em obras, compreendendo do pórtico ao britador, portanto resta pavimentar 22,46km, sendo 12,46km no lote 1 e 10km no lote 2. Após 2022 restará um trecho de 5,46 km para ser pavimentado conforme previsão do estado.
A reportagem do TP conversou com o prefeito de Pedras Altas, Bebeto Perdomo, que desde que assumiu a Prefeitura no primeiro mandato, em 2017, luta pelo asfaltamento da rodovia. O chefe do Executivo destacou a sua satisfação e agradeceu a todos os envolvidos nas reivindicações do acesso asfáltico. “Estou bastante entusiasmado por tudo aquilo que a gente está fazendo e emocionado porque esta obra vai marcar época no município por ser a maior obra de infraestrutura já realizada em Pedras Altas. Há muitos anos este município esperava uma grande obra e vai chegar. Nós vamos preparar a cidade para ser um grande pólo turístico e de desenvolvimento da Região Sul”, afirmou o prefeito.
Perdomo voltou a fazer agradecimentos. “Agradeço o governador do Estado, Eduardo Leite, pelas obras hoje existentes de acesso asfáltico de 11 km do pórtico de saída até o britador e os novos investimentos anunciados. Agradeço também a todos os vereadores, tanto da legislatura passada como esta que assumiu em 2021, a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, deputados estaduais e federais, senadores, Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), órgãos de imprensa, Ministério Público de Pinheiro Machado, Secretaria de Transportes do RS e Daer, mas principalmente a comunidade pedrasaltense que entendeu a singularidade desta futura obra de desenvolvimento e de repercussão direta no dia-a-dia de cada morador”, manifestou o gestor.

Estrada Bagé-Lavras tem previsão de conclusão para 2022 Foto: Reprodução TP
ESTRADA BAGÉ-LAVRAS – O governador anunciou obras para a Região Funcional 6 (RF6), onde está contemplada uma importante estrada e requisitada há muito tempo pela comunidade, a RSC-473, conhecida como a estrada Bagé-Lavras, que atualmente não possui pavimentação e a população enfrenta vários problemas, principalmente em períodos de chuva.
Para a estrada, foi anunciada a obra do trevo de Bagé (São Domingos) a localidade de Torquato Severo, em um trecho de 22,7km. Segundo o Daer, o valor da obra é de R$ 35.340 milhões, sendo R$ 17.702 milhões para 10km em 2021 e R$ 20.638 milhões em 12,7km em 2022, com conclusão prevista para 2022.
OUTRAS OBRAS – Também foram anunciadas pelo governo do Estado obras em ligações regionais após 2022, como do km zero ao 10 em Canguçu (ERS-265), no valor de R$ 4,5 milhões, sendo 3km em 2022. Prioridade de conserva e recuperação de Canguçu a Piratini – 52,30 km, o valor de R$ 2 milhões. Também há recursos destinados para a elaboração e readequação de projetos executivos, totalizando R$ 3.138 milhões para este mesmo trecho.
Na região de Bagé (RF6), também há previsão de conserva e recuperação na ERS-647, do entroncamento da BR-153 (para Bagé) a Colônia Nova (12,85km), no valor de R$ 3 milhões.