COVID-19

Vacina avança na região e jovens acima de 18 anos recebem a imunização

Jaqueline Oliveira recebeu a vacina na UBS de Seival Foto: Divulgação TP

A vacinação na faixa etária acima de 18 anos foi comemorada na última semana por diversos municípios da região. Com o objetivo de preservação e para evitar a entrada de variantes, a cidade de Bagé cedeu três mil doses para Candiota, Lavras do Sul e Hulha Negra, onde cada município foi contemplado com mil doses.

ENTREGA– Na manhã da última terça-feira (20), em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o prefeito em exercício de Bagé,vice-prefeito Mário Mena Kalil, juntamente com as autoridades dos três municípios anunciou a cedência dos imunizantes.

O prefeito de Bagé, Divaldo Lara, explicou a ação. “Assim, vamos propiciar que toda a região esteja protegida das novas variantes. Somos iguais na defesa da vida, por isso, faço questão de ceder estas vacinas para ajudá-los. Essas
cidades não saem daqui carregando apena doses, e sim a cura”, falou. Kalil, também se manifestou sobre o ato marcante. “No lugar dessas pessoas virem até Bagé buscar essa imunização, vamos oportunizar que estas cidades também sejam imunizadas, blindando não só Bagé, mas a região”, complementou.

CANDIOTA– O munícipio de Candiota que foi um dos contemplados não perdeu tempo e começou a vacinação dos jovens na noite da última terça-feira (20). Em conversa com o Tribuna do Pampa, o secretário de Saúde da cidade, Fabrício Moraes, o Bibi, contou como aconteceu a imunização dos jovens. “Aplicamos as mil doses em dois dias, 900 no mesmo dia que a vacina chegou e deixamos 100 para aplicar no dia seguinte, no interior do município”,
explica.

Além disso, Bibi agradeceu a atitude dos governantes de Bagé, e ressaltou que Candiota já está com 95% da população 18+ vacinada em primeira dose. “Tenho imenso agradecimento ao vice-prefeito e prefeito em exercício Mario Mena Kalil, e também ao prefeito Divaldo Lara, que nos disponibilizaram essas doses por entender que a nossa região precisa estar toda imunizada”, destacou o secretário, e informou que o município já recebeu uma nova
remessa do imunizante Pfizer, que é liberado para vacinar adolescentes acima de 12 anos. “Tão logo estaremos abrindo essa faixa etária, para adolescentes com comorbidades”, finalizou.

HULHA NEGRA – No último dia 21, o município deu início a aplicação das doses nos jovens acima dos 18 anos, com a imunização recebida da cidade de Bagé. A Secretaria de Saúde de Hulha Negra, informou que até o dia 24, as mil doses devem ser aplicadas tanto no interior, quanto na Sede do município.

PEDRAS ALTAS – A Cidade do Castelo não foi contemplada por Bagé, mas já deu início a imunização dos jovens pedrasaltenses. Durante a última semana, a primeira dose do imunizante começou a ser aplicada em pessoas de com 18 a 29 anos. O percentual da população já vacinada com a primeira dose chegou a 72,5%.

JOVENS VACINADOS – A equipe do TP conversou com alguns jovens candiotenses para saber qual foi a sensação em receber a vacina após mais de um ano de espera.

A jovem Jaqueline Oliveira, 19 anos, do bairro Seival, falou da sua expectativa para o pós-pandemia. “Vou estar 100% aliviada quando tomar a segunda dose. Espero que possamos ter mais oportunidades de emprego, e que nossas vidas voltem ao normal”, disse.

Paula Caeta, 24 anos, residente na Vila Residencial disse não acreditar que a vacinação desta faixa etária havia chegado. “Foi uma sensação maravilhosa, no meu pensamento eu achava que iria demorar muito para chegar na nossa faixa etária, e quando a minha mãe me avisou, eu não acreditei. Agora o que eu mais peço é que chegue o momento das crianças, pois tenho um filho de quatro anos e ficarei mais tranquila quando ele for vacinado”, conta.

Axel Costa, 26 anos, diz estar emocionado e que somente a vacina salva. “Estou muito emocionado de receber essa primeira dose. Devemos acreditar na ciência e na única medi- da eficaz capaz de acabar com essa pandemia, a vacina”, disse.

 

Investigação vai apurar denúncia
de não aplicação
de vacina em Candiota

As redes sociais se agitaram esta semana em Candiota quando da circulação de um vídeo de 12 segundos, onde aparece uma idosa supostamente sendo vacinada. Contudo, nas imagens fica nítido que o líquido contido na ampola não é injetado no braço.

O caso virou denúncia e alvo de uma investigação, além de polêmica, inclusive repercutindo na imprensa estadual. Em Nota de Esclarecimento, assinada pelo prefeito Luiz Carlos Folador e pelo secretário de Saúde, Fabrício Moraes, o Bibi, a Prefeitura de Candiota afirma que já instaurou procedimento administrativo para apurar uma denúncia de não aplicação efetiva de uma dose de vacina de Covid-19. Conforme a nota, o caso teria acontecido na última quarta-feira (21), na Unidade de Saúde Básica da Vila Residencial. O profissional envolvido, um técnico em enfermagem, que segundo o TP apurou, possui uma longa carreira profissional na área da saúde, já foi afastado de suas funções até o término das investigações.

Ainda, segundo explica a Prefeitura no esclarecimento, já se apurou que na checagem das seringas aplicadas e descartadas naquele dia na referida unidade de saúde, feita excepcionalmente, de fato somente uma dose não foi aplicada – situação que já está sendo averiguada. Ainda, o texto reforça que os profissionais de saúde, em função da pandemia, vêm sendo submetidos a elevadas cargas laborais e psicológicas na luta contra a Covid-19.

Pelo já divulgado até agora, a Prefeitura de Candiota trabalha com um caso isolado e bem específico, já que nessas
situações surgem dúvidas naturais quanto ao processo de vacinação. O secretário Bibi reforça que as pessoas que tenham alguma dúvida podem contatar à Secretaria de Saúde. Foi confirmado pelas autoridades de saúde, que após o episódio, a idosa foi imunizada com a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

INVESTIGAÇÃO – Todas as circunstâncias que envolvem o ocorrido, segundo explicado ao jornal pela procuradora
jurídica do município, Nathiane Vaz, deverão ser esclarecidas pelo procedimento administrativo instaurado. A procuradora detalhou o passo a passo.

Segundo ela, por meio de uma portaria assinada pelo prefeito, foi instaurada a sindicância investigatória. A comissão sindicante será composta por três membros de hierarquia igual ou superior ao acusado. É assegurada a participação,de um funcionário indicado pelo Sindicato dos Municipários de Candiota (Simca) para acompanhar os trabalhos.

A comissão sindicante poderá dedicar tempo integral ao encargo, ficando automaticamente dispensada de suas
atribuições normais até a apresentação do relatório. Preliminarmente deverá a comissão ouvir o autor da representação e o servidor implicado. Reunidos os elementos apurados ao longo do processo, o sindicante traduzirá, no relatório, suas conclusões pessoais, indicando o possível culpado ou culpados, qual a irregularidade ou transgressão, e o seu enquadramento nas disposições estatutárias. “O sindicante somente sugerirá a instauração de procedimento administrativo disciplinar quando os fatos apurados, comprovadamente, na sindicância, a tal conduzirem”, explica a procuradora.

Ainda, a comissão sindicante efetuará, em caráter de sigilo funcional e de forma sumária, as diligências necessárias ao esclarecimento de ocorrência e indicação do responsável, no prazo máximo de 10 dias úteis, emitindo relatório a respeito. As penalidades disciplinares, caso hajam, compreendem em advertência, repreensão, suspensão, destituição de função gratificada ou demissão. Também pode se concluir pela absolvição.

 

Comentários do Facebook