
ETA já está pronta e testada para entrar em operação após a construção das redes adutoras Foto: Divulgação TP
Está previsto para os próximos dias o início da mobilização da empresa que executará a obra da rede adutora que ligará a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Hulha Negra com o reservatório de água da UTE Pampa Sul.
A obra irá possibilitar o fornecimento de água para o município. A previsão é que a adutora, viabilizada pela UTE Pampa Sul, esteja concluída no primeiro semestre de 2022.
O gerente da UTE Pampa Sul, Daniel Mahl, explica que a nova rede de água terá aproximadamente oito quilômetros de extensão e, além da rede, estão previstos a instalação de bombas para a manutenção do fluxo de água desde a barragem até a ETA. “Temos a estimativa de oito meses de obras a partir de setembro. As etapas mais demoradas são as entrega da tubulação por parte dos fornecedores e o assentamento da tubulação. A expectativa é que a obra transcorra conforme cronograma, pois será realizada em estrada com pouca interferência. Teremos também, além das equipes de obra, o envolvimento de equipe de fiscalização técnica, ambiental e de segurança do trabalho durante todo o período de execução”, detalha Moraes.
Na quinta-feira (26) pela manhã foi realizada uma vistoria a campo na área em que a rede será instalada, com a presença de representantes da UTE Pampa Sul, da Prefeitura e Câmara de Vereadores de Hulha Negra, e da empresa Serdel responsável pela execução da obra. A vistoria teve como objetivo alinhar entendimentos e realizar os últimos ajustes para o início da obra.
ETA – O município de Hulha Negra foi contemplado anteriormente com uma Estação de Tratamento de Água (ETA) construída próxima ao Clube Concórdia, na comunidade da Trigolândia. A ETA tem capacidade de tratamento de 20m³ de água por hora, com previsão de atendimento das necessidades de abastecimento do município por anos, conforme estimativa de crescimento de Hulha Negra. A obra está concluída e o sistema testado, aguardando apenas a conclusão da rede adutora para iniciar a operação.
REDE DE DISTRIBUIÇÃO – Também há a previsão da construção de uma rede de distribuição da ETA até a sede de Hulha Negra. A obra, porém, é de responsabilidade da Prefeitura do município, que já foi contemplada com materiais da UTE Pampa Sul.
Ao TP, o vice-prefeito e secretário de Obras, Igor Canto, informou que o município está em organização para que a rede responsável por levar a água até a sede seja construída no mesmo período que a da UTE Pampa Sul.