ACIDENTE EM ARROIO

Estratégia de buscas por desaparecido em Candiota é modificada

Comando regional diz que trabalhos serão norteados a partir de novas informações sobre o caso

Uma retroescavadeira foi utilizada para remover vegetação de uma área interna do arroio Foto: Defesa Civil/Especial TP

Nesta sexta-feira (8), o sub-comandante do 10º Batalhão de Bombeiro Militar, major Daniel Borges Moreno, sediado em Santana do Livramento, confirmou ao Tribuna do Pampa, a utilização de uma nova estratégia, por parte dos bombeiros, nas buscas por Ailton Müller, 30 anos, que desapareceu no dia 29 de junho, no arroio Candiota, na ponte da Coreia.

Conforme major Moreno, desde que os bombeiros foram acionados, ocorreram as buscas, tanto por área externa como interna do arroio, a pé ou com uso de embarcação. Ele destacou, porém, que a passagem dos dias e as dificuldades apresentadas pelas condições do local, acabaram por modificar a forma de buscas na última quinta-feira (7), deixando de ser diária, para ser pontual, conforme o surgimento de novas informações sobre o caso. “Onde houve o acidente, tanto com o registro de bastante chuva ou com a abertura das comportas da barragem da usina, localizada acima, há aumento da vazão e força da água do arroio. Ativamos uma equipe de mergulhadores, mas a água turva e a presença de células subterrâneas com capacidade de ‘puxar’ uma pessoa, nos levou a tomar a decisão de não utilizar a equipe, primando pela segurança dos profissionais”, explicou.

Major Moreno, do 10º Batalhão, explicou ao jornal o procedimento atual adotado quanto
ao caso Foto: Divulgação TP

Questionado pelo TP acerca dos próximos passos, major Moreno falou da necessidade de novas informações a respeito do caso. “Único parâmetro que temos, é que o corpo está no arroio, mas pode estar há centenas de quilômetros do local do acidente. Pode ocorrer a chance de nem ser localizado em Candiota. Nossas equipes seguem em prontidão e novas buscas podem ocorrer a qualquer momento, mas o mais provável é que algum pescador, navegador ou alguém que esteja na mata, aviste algo diferente dentro do arroio e comunique as autoridades. Inclusive já conversamos com o pai da vítima e explicamos as novas decisões. É um momento difícil onde lamentamos profundamente”, afirmou o sub-comandante.

Até a tarde desta sexta-feira (8), as buscas haviam sido interrompidas, porém uma nova informação acionou mais uma vez a equipe de profissionais. Cerca de 50 metros abaixo do local do acidente, uma árvore e troncos podiam causar uma barreira. Em razão disso, os bombeiros, se deslocaram para o arroio junto com a Defesa Civil e utilização de uma máquina retroescavadeira para que a área fosse verificada. Novamente, segundo informado ao TP pelo coordenador da Defesa Civil, Flávio Sanches, nada foi encontrado.

Ailton Müller, 30 anos, continua desaparecido Foto: Divulgação TP

O ACIDENTE – Por volta da 1h20 do dia 29 de junho, um veículo Celta branco caiu na ponte da Coreia, no arroio Candiota, após o motorista Ailton Müller, natural de Pinheiro Machado, tentar ultrapassar a estrutura de concreto, que no momento estava com água passando por cima. Junto estava um passageiro, que foi resgatado após ser visto pelo ônibus do transporte escolar que chegou ao local por volta das 5h30 e logo acionou a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O carona estava em cima do teto do Celta em situação de hipotermia e foi encaminhado ao Pronto Atendimento de Candiota. A partir daí, Brigada Militar, através do comandante Mauro Barbosa, e Defesa Civil de Candiota, por meio do coordenador Flávio Sanches, participaram ativamente das buscas junto ao Corpo de Bombeiros de Bagé fornecendo apoio e informações da área.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook