JAMAIS ESQUECIDO

Ginásio de esportes de Candiota recebe o nome do atleta Lucas Porciúncula

Homenagem foi realizada com a presença de familiares e amigos do jovem

Familiares e amigos de Lucas marcaram presença Foto: Rurik Nunes/Especial TP

A manhã de domingo (10), foi marcada pela emoção, amor e saudade pelo jovem atleta Lucas Porciúncula, que jamais será esquecido e agora foi eternizado no ginásio de esportes de Candiota, onde passou parte da sua vida, foi o primeiro emprego e que agora carrega o seu nome. A homenagem que foi realizada pela Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, contou com a presença de autoridades municipais, times de futebol, familiares, amigos, esposa e o filho Matteo Lucas, do querido e eterno jogador.

Durante a cerimônia e muito emocionado, o pai de Lucas, César Porciúncula, fez o uso da palavra e relembrou sobre o inicio do filho no esporte ainda criança. “É duro saber que ele se foi desse jeito trágico, mas também nos contentamos em saber que na passada dele aqui, ele não fez mal pra ninguém e sempre foi amigo de todos”, disse César, pedindo que a justiça seja feita pelo filho. “Todos que conheceram o Lucas, sabem que ele não merecia isso”, finalizou.

O amigo da família e vereador que protocolou o Projeto de Lei solicitando a mudança de nome do espaço, Jonas Morais, o John, falou sobre a homenagem feita para o jovem atleta, que havia sido nomeado como seu assessor e conseguiu cumprir apenas um dia de trabalho. “Foi muito emocionante poder prestar essa homenagem pro Lucas, ver os amigos e familiares prestigiando esse momento e deixar registrado o que foi o Lucas e o legado dele aqui no município, principalmente na parte esportiva”, disse John, agradecendo e parabenizando a organização que foi feita com muito carinho e cuidado da equipe.

O secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Diego Lima, falou sobre a emoção e responsabilidade em organizar a homenagem da forma em que Lucas merecia, pois além de tudo, o jovem havia sido estagiário da Secretaria. “Ele sempre foi muito querido e sempre respeitou a equipe, então eu me emocionei muito durante a homenagem”, registrou.

Após a cerimônia de homenagem, alguns times em que Lucas participou fizeram um pouco do que ele mais amava fazer, jogar futsal.

Descerramento da placa foi feito por César, esposa de Lucas e autoridades Foto: Rurik Nunes/Especial TP

RELEMBRE

 

No último dia 2 de setembro, o jovem Lucas Porciúncula, 22 anos, foi atingido com disparos de arma de fogo em frente à casa dos pais, na sede de Candiota. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e levado para o Pronto Atendimento 24h do município, sendo posteriormente encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), da Santa Casa de Bagé, falecendo na manhã do dia seguinte.

A ideia da troca do nome do ginásio conhecido como Dario Lassance, se deu poucos dias depois, quando o presidente do Sindicato dos Mineiros de Candiota, Moisés Rodrigues, divulgou nas redes sociais a sugestão de homenagear o jovem atleta, que foi completamente abraçada pela comunidade candiotense. O Projeto de Lei nº 124/2023, foi protocolado na Câmara por John e aprovado por todos os vereadores e vereadoras.

Nas redes sociais, Moisés adicionou um comentário na publicação que foi o começo para a mudança do nome.  “Nosso objetivo foi atingido, gratidão a todos os amigos que compraram essa ideia e fizeram a campanha para que se tornasse realidade, obrigado Jonas Machado de Morais por entrar com o projeto de lei na Câmara municipal, o nome Lucas Porciúncula está eternizado no esporte de Candiota, que Deus dê muita luz a ele”, escreveu Moisés em parte do comentário.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook