
No último fim de semana, mais um acidente foi registrado no trevo de acesso a Candiota, felizmente desta vez sem vítimas, apenas danos materiais Foto: Sabrina Monteiro TP
Nesta semana, a seção de Imprensa e Jornalismo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), confirmou ao Tribuna do Pampa que o processo licitatório para a instalação do redutor de velocidade no trevo de acesso à Candiota, na BR-293, foi finalizado.
Segundo nota enviada ao jornal, a instalação do equipamento “consta no novo contrato, cujo início da vigência começa nesta quarta-feira (10), onde todos os pontos prenunciados serão instalados de forma sequencial”.
O departamento, porém, não informou o jornal acerca de prazos para instalação e tempo de vigência do contrato.
RELEMBRE
O trevo de acesso a Capital Nacional do Carvão é conhecido como um local perigoso e lembrado por ser palco de diversos acidentes, muitos graves com vítimas fatais. Lideranças debateram que mudanças seriam necessárias não só no trevo de Candiota, mas em outros da BR-293.
Cabe lembrar que em agosto de 2023, a autarquia havia informado o jornal por meio de nota, que os técnicos estavam trabalhando na elaboração de um edital para contratar a instalação de novos equipamentos eletrônicos nas rodovias sob administração do Departamento, e que a instalação do redutor no trevo de acesso à Candiota seria contemplado no edital.
Também é importante ressaltar que a confirmação de instalação já havia sido feita em abril de 2023 por um engenheiro do departamento, durante reunião do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT), realizada na Câmara de Vereadores e Vereadoras de Candiota.
No período, o DNIT também assinalou que vários pedidos de instalação de redutores de velocidade (lombadas eletrônicas) foram recebidos nos últimos anos para os trevos da rodovia, mas que o governo federal anterior havia baixado normas mais rígidas para a instalação deste tipo de equipamentos em rodovias federais em todo o Brasil, inclusive em alguns locais eles foram até retirados, e que os pedidos passaram por rigorosos estudos dentro de critérios estabelecidos e que apenas o trevo de Candiota havia passado nos testes de criticidade e acidentes com gravidade, para aprovação da instalação de um equipamento no local.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*