Junto com toda a tristeza vivida por cada pessoa atingida, que perdeu familiares, casa e tudo o que havia construído até o momento, milhares de pessoas, conhecidas ou não, se uniram em uma rede imensurável de solidariedade em prol do Rio Grande do Sul.
Logo, as tradicionais “vakiquas” começaram a circular para a arrecadação de dinheiro, o Governo do Estado reabriu a chave PIX que havia criado para auxiliar as famílias em setembro, e diversos famosos começaram a utilizar suas redes sociais pedindo a colaboração para milhares de seguidores. Como exemplo, na noite desta terça-feira (7), o criador de conteúdo digital conhecido como Badin Colono, após ter sua campanha abraçada, já havia arrecado mais de R$ 50 milhões. Em seu Instagram, ele informou que o valor, que estava sendo arrecadado desde o último dia 4, já estava sendo distribuído e que a prestação de contas é divulgada na mesma rede social, por meios dos stories.
Médicos, psicólogos e inúmeros profissionais de diversas áreas de atuação, deixaram suas cidades, estados e famílias para prestar atendimento de forma gratuita para quem foi atingido de alguma forma. Além disso, protetores dos animais também partiram para municípios como Canoas, para ajudar no resgate e acolhimento dos bichinhos.