
Catarine é a farmacêutica responsável pelo município Foto: Sabrina Monteiro TP
Com as chuvas que não dão trégua para o povo gaúcho, muitas cidades continuam alagadas e sem previsão para a normalidade. Com a capital do Estado sendo fortemente afetada, os municípios da Campanha Gaúcha também estão sofrendo os reflexos da enchente.
Em Candiota, a equipe da Secretaria de Saúde, mais precisamente da Farmácia Básica, estão distribuindo medicações e fórmulas, fornecidas pelo Estado, de maneira manual, já que estão sem sistema.
Segundo a farmacêutica responsável pelo município, Catarine Oliveira, a central em Porto Alegre foi atingida pela chuva, e além de não terem acesso a parte informatizada, os funcionários também não conseguem trabalhar no local, fazendo com que tudo fique estacionado. “Como tudo precisa de um tempo para se adequar, eles estão criando e-mails para que a gente possa mandar documentos que são de extrema urgência e necessidade. Inclusive, agora estamos organizando a questão do leite de pessoas que já têm processo”, explicou, informando que estão realizando a dispensação de forma manual e solicitando o último recibo para quem é contemplado.
Sobre a necessidade do recibo, Catarine disse que é necessário para que se saiba a medicação que a pessoa retira e a quantidade, pois a equipe não tem esse controle sem utilizar o sistema. “No momento só estamos trabalhando com as coisas que temos no estoque, e não tem previsão de recebimento, porque perderam muitas coisas lá e Porto Alegre está fechada”, concluiu.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*