PARA SALVAR VIDAS

Candiota ainda aguarda instalação de redutor de velocidade no trevo da Vila Operária, na BR-293

Na semana passada, a vereadora do MDB, Hulda Alves, entrou na Câmara de Vereadores e Vereadoras de Candiota, com um pedido de informações a ser encaminhado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O pedido é para informações sobre o andamento do processo de instalação de redutores de velocidade no trevo da Vila Operária, acesso principal a cidade, pela BR-293.

“Ainda tem sido bastante frequente o número de acidentes e o número de quase acidentes que vemos ali quase todos os dias”, disse a vereadora em justificativa.

O Tribuna do Pampa tem buscado contato com o Departamento, porém sem retorno até o fechamento desta edição. Mas cabe lembrar, que em abril deste ano, a seção de Imprensa e Jornalismo do Dnit, confirmou ao jornal que o processo licitatório para a instalação do redutor de velocidade havia sido finalizado. Na época, uma nota enviada ao jornal informava que “a instalação do equipamento consta no novo contrato, cujo início da vigência começa nesta quarta-feira (10), onde todos os pontos prenunciados serão instalados de forma sequencial”. Na ocasião, também não foram confirmados prazos de instalação e tempo de vigência do contrato. Porém, passados mais de três meses, ainda nada foi instalado no local.

 

RELEMBRE

O trevo de acesso a Capital Nacional do Carvão é conhecido como um local perigoso e lembrado por ser palco de diversos acidentes, muitos graves com vítimas fatais. Lideranças debateram que mudanças seriam necessárias não só no trevo de Candiota, mas em outros da BR-293.

Em agosto de 2023, a autarquia havia informado o jornal por meio de nota, que os técnicos estavam trabalhando na elaboração de um edital para contratar a instalação de novos equipamentos eletrônicos nas rodovias sob administração do Departamento, e que a instalação do redutor no trevo de acesso à Candiota seria contemplado no edital.

A confirmação de instalação já havia sido feita em abril de 2023 por um engenheiro do departamento, durante reunião do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT), realizada na Câmara de Vereadores e Vereadoras de Candiota.

No período, o DNIT também assinalou que vários pedidos de instalação de redutores de velocidade (lombadas eletrônicas) foram recebidos nos últimos anos para os trevos da rodovia, mas que o governo federal anterior havia baixado normas mais rígidas para a instalação deste tipo de equipamentos em rodovias federais em todo o Brasil, inclusive em alguns locais eles foram até retirados, e que os pedidos passaram por rigorosos estudos dentro de critérios estabelecidos e que apenas o trevo de Candiota havia passado nos testes de criticidade e acidentes com gravidade, para aprovação da instalação de um equipamento no local.

 

LOMBADAS ELETRÔNICAS

Equipamentos que verificavam a velocidade do veículo e outras situações foram retirados do trevo de acesso a Urcamp Foto: Silvana Antunes TP

O TP também solicitou ao Dnit informações sobre a retirada dos equipamentos de controle de velocidade, as lombadas eletrônicas, ao longo da BR-293, assim como de outras pelo estado comunicadas ao jornal, mas também não obteve retorno até o fechamento desta edição. Como é possível ver na imagem, os equipamentos foram retirados do trevo que dá acesso ao campus rural da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), em Bagé, permanecendo somente os postes no local.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook