Quem trafega pela BR-293, em Candiota, além da modificação e revitalização do trevo de acesso ao município, que possui rótula central fechada e tráfego pelas laterais, obrigando os condutores a reduzirem a velocidade, outro sistema obrigada a redução da velocidade no trecho.
Foram instalados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), dois equipamentos do tipo Redutor Eletrônico de Velocidade (REV), com velocidade regulamentada de 50 km/h, que já constam em consulta ao Sistema Integrado de Operações Rodoviárias (SIOR).
Os equipamentos estão em operação, segundo o Departamento, desde o dia 27 de maio, estando localizados um no KM 137,530 – responsável pela fiscalização da faixa de sentido crescente (sentido Pinheiro Machado-Hulha Negra), e outro no KM 137,940 – responsável pela fiscalização da faixa de sentido decrescente (sentido Hulha Negra – Pinheiro Machado).
O DNIT, ainda informou o TP, que o “Rio Grande do Sul se encontra em fase de transição contratual no âmbito do Programa Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade (PNCV). Nesse contexto, a instalação dos equipamentos ocorre de forma gradativa, com priorização conforme os critérios técnicos estabelecidos na Instrução Normativa nº 43/2021”.
TREVO DE CANDIOTA
Como citado anteriormente, a obra de modificação do trevo de acesso a Candiota já está concluída, inclusive com a sinalização vertical e horizontal, e incluindo também placas que indicam modificação no trevo próximo ao município.
O TP busca com o DNIT a previsão de data de inauguração oficial do trevo. Porém, a conclusão da obra já é motivo de comemoração por parte da comunidade e autoridades, tendo em vista que o local, anteriormente, era conhecido por ser palco de inúmeros acidentes, muitos deles com vítimas fatais.
O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, em vídeo gravado quando ocorria a fase final da obra, comemorou a conquista. Enquanto presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), informou ter conversado com o superintendente do DNIT no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva, para tratar da realização de outros trevos nos municípios de Hulha Negra, Pinheiro Machado e Piratini. Para o município de Aceguá, que também integra o Consórcio, segundo Folador, já há previsão de trevo e empresa contratada para a obra após terminar uma em Minas do Camaquã.
JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO