
Gilson Machado (E) junto ao prefeito Mainardi Foto: Renan Silveira/ Assesoria PMB
Com uma trajetória de mais de 35 anos na gestão pública, o ex-militar Gilson Machado assume a Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência de Bagé.
Ele atuou como coordenador adjunto da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde entre 2003 e 2005 e como titular da regional entre 2011 e 2014, período em que se destacou por seu envolvimento direto na implantação de programas como o então Programa de Saúde da Família, o Primeira Infância Melhor (PIM) e o SAMU. Ainda, foi responsável por estruturar a Comissão Intergestora Regional (CIR) e acompanhar a implementação da UTI Neonatal e Pediátrica da Santa Casa de Caridade de Bagé.
A frente da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Machado chega ciente dos desafios e com um plano claro: escutar a população, organizar os serviços e humanizar o atendimento. Entre suas metas, está a criação de um canal direto com os usuários, o estabelecimento de uma ouvidoria específica para a saúde e a implantação de um sistema de retorno ativo — no qual a própria Secretaria liga para os pacientes para avaliar a qualidade do atendimento, além de realização de visitas as unidades de saúde.
Para o prefeito Luiz Fernando Mainardi, esse é um segundo momento na saúde. “Já diagnosticamos muitos problemas que herdamos e estamos organizando a casa. Vejo o Gilson como uma pessoa comprometida e experiente, que está pronto para dar continuidade nesse grande desafio iniciado pela Terezinha “, destacou.
No dia 5, a secretária Terezinha Ricaldone, solicitou o desligamento da Secretaria de Saúde, que desde então ficou interinamente sob responsabilidade de Girley Dutra, profissional que responde pelo Fundo Municipal de Saúde.
JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO