Local foi ocupado entre o trecho que liga o trevo à portaria do antigo projeto Candiotão Foto: J. André TP
Não é a primeira vez que os problemas de saneamento básico (água e esgoto) no bairro Candiotão, na sede do município são relatados na Câmara de Candiota.
A localidade se formou a partir de uma ocupação de uma área que pertence a Companhia Estadual de Elétrica (CEEE), ao longo de um trecho de asfalto que parte do trevo de acesso, na margem esquerda, até próximo a portaria do antigo Candiotão (que era um projeto de uma mega-usina termelétrica, que foi abandonado na década de 1980). Sem infraestrutura adequada, como energia e saneamento, as pessoas foram construindo suas moradias no local. Há pouco tempo que os moradores tiveram acesso a eletricidade, água e esgoto.
Contudo, segundo reportado pela vereadora Luana Vais e o vereador Marcelo Belmudes (ambos do PT), apesar de haver a rede de esgoto cloacal, ela está entupida e a situação está bem difícil com mau cheiro e presença de animais e insetos. Além disso, também há problemas no abastecimento de água, quando Marcelo trouxe um relato de uma moradora que possui uma criança doente e que tem dificuldades até de dar banho nela em função da falta constante de água. “Pedimos uma atenção urgente da Prefeitura, pois saneamento é um direito básico de todos”, assinalou Luana.
O vereador Gildo Feijó (MDB), lembrou que o PT já governou o município e nesse tempo nem água e esgoto tinha, assinalando que foi o atual prefeito (Luiz Carlos Folador), que viabilizou infraestrutura no local. “Se está mal feito, precisa refazer, porém é preciso pontuar essas coisas”, disse.
A vereadora Luana, ao rebater Gildo, lembrou que o projeto da energia elétrica foi feito durante o governo Adriano dos Santos (PT), destacando que todos os governos atuaram para as melhorias.
O vereador Paulinho Brum (PSDB) também entrou com pedido de providências para desobstrução da rede de esgoto da localidade.
PREFEITURA
Em contato com a Prefeitura, esta respondeu, por meio da Assessoria de Comunicação, que a equipe do Setor de Saneamento vai desobstruir o esgoto. Em relação ao abastecimento de água, as informações ainda estavam sendo apuradas e a resposta não chegou até o fechamento da edição.
JÁ PUBLICADA NO IMPRESSO
Comentários do Facebook



