Sagrado Coração de Jesus Foto: Divulgação
Neste ano de 2026 a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Candiota celebrará os seus 44 anos de existência. O tema para marcar o evento é “Paróquia Sagrado Coração de Jesus: lugar de encontro, testemunho e missão; e o lema, “Perseverantes e bem unidos, partiam o pão pelas casas (cf At 2,46)”, em sintonia com o quinto ano vocacional da Igreja do Brasil.
Para marcar os 44 anos, foi definido pelo Conselho Paroquial, em conjunto com o pároco frei Paulo e o vigário paroquial frei Luís, foi organizada uma programação que tem início com uma peregrinação seguida de atividades festivas.
PEREGRINAÇÃO
Do próximo domingo (2) até o dia 11 de agosto, a imagem peregrina do Sagrado Coração de Jesus visitará as nove comunidades que formam a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, ocasião em que cada comunidade prepara um momento de confraternização após a realização de uma missa. No dia 2, a partir das 9h, a imagem estará na Imaculada Conceição; dia 4, às 19h, na Santa Rosa de Lima; dia 5, às 18h, São José Operário; dia 6, às 18h, Santa Bárbara; dia 7, às 18h, São Simão; dia 8, às 15h30, São João Batista; dia 9, às 18h, Sagrado Coração de Jesus; dia 10, às 14h, Nossa Senhora Aparecida e dia 11, às 14h, Santa Lúcia.
PROGRAMAÇÃO FESTIVA
Após a peregrinação, os 44 anos da Paróquia são comemorados com missas e ações festivas. Entre os dias 12 e 14 de agosto acontece o tríduo preparatório, às 19h, na Comunidade Imaculada Conceição. Para o dia 12 está programada uma caminhada luminosa pela paz e para o dia 13, uma missa com bênção da saúde; em 14 de agosto haverá o dia da família e uma procissão até o salão da comunidade em um momento de confraternização e partilha.
As comemorações terão continuidade no dia 16 de agosto com uma missa festiva a partir das 9h na Comunidade Imaculada Conceição e um bingo beneficente às 15h, sendo o primeiro prêmio uma bicicleta.
O almoço festivo acontecerá no dia 6 de setembro, no salão da Comunidade Imaculada Conceição, sendo servido carreteiro, feijão e maionese, ao valor de R$ 20 o convite.
SOBRE A PARÓQUIA
Conforme repassou ao jornal frei Paulo, a história da paróquia remonta para os anos de 1957, quando foram criadas as primeiras comunidades na Linha Tigre e em Seival; 1964 foi criada a Comunidade Sagrado Coração de Jesus, da Vila Residencial; em 1972 surgiu a comunidade Imaculada Conceição, sede do município. A Paróquia Sagrado Coração de Jesus foi criada em 1982, sendo as comunidades desmembradas da Paróquia São José, da Hulha Negra e da Paróquia Nossa Senhora da Luz, de Pinheiro Machado. Atualmente a paróquia conta com nove comunidades: Santa Lúcia, Nossa Senhora Aparecida, Sagrado Coração de Jesus, Imaculada Conceição, São João Batista, Santa Rosa de Lima, São Simão, São José Operário e Santa Bárbara.
JÁ PUBLICADA NO IMPRESSO