ANIVERSÁRIO

A história da Coopersul ao longo das cinco décadas

Parte da equipe da Coopersul. No total, são 82 funcionários na cooperativa Foto: Silvana Sousa/Especial TP

A Cooperativa de Eletrificação Rural Fronteira Sul Ltda (Coopersul), foi fundada em 20 de outubro de 1972, através da fusão das cooperativas Rio Negro, localizada na Trigolândia, em Hulha Negra, e Cercon, em Colônia Nova e Aceguá. A Rio Negro foi fundada por Francisco Kloppemburg, tendo como primeiro presidente, Albino Hartwig. Já a Cercon foi inicialmente presidida por Abrão Martens, seguido por Jacob Peters, que se tornou primeiro presidente da Coopersul após a fusão das duas cooperativas.

Anacleto Carvalho esteve a frente da Coopersul por 18 anos Foto: Divulgação TP

Atualmente a Coopersul é presidida por Jaci Jacinto Coelho (Titi), mas integram a história da entidade como presidentes, Anacleto Luiz Antunes de Carvalho, Eugen GhunterSenger (Seu Eugênio) e Vital Cardoso Abreu (Dezinho). Em entrevista ao TP, o segundo presidente da cooperativa, Anacleto Carvalho, relembrou ter permanecido 18 anos e meio a frente da Coopersul. Ele frisou ter sido um período de muito aprendizado, porém bastante satisfatório. “Foi um período bastante difícil, principalmente financeiro, tivemos alguns projetos que surgiram com financiamento do Badesul e Banco do Brasil. Se fazia reuniões permanentes para ver o maior número possível de pessoas para se atender, mas acredito que conseguimos vencer. Posso dizer que muito aprendi, tanto com os funcionários e colegas de serviço, como associados. Era um serviço árduo, mas que deixava sempre pra nós uma satisfação muito grande de podermos ter participado desse período e termos realizado muita coisa dentro de uma evolução muito satisfatória”, avaliou.

Hoje, a cooperativa possui mais de 1.700 quilômetros de redes e atende integral e parcialmente as cidades de Aceguá, Bagé, Candiota e Hulha Negra, com um total de 82 funcionários, 6.639 associados e 17.597 postes.

O escritório central está localizado em Bagé com prédio próprio, assim como em Aceguá. Ainda possui escritórios em Hulha Negra e Candiota, em prédios alugados, mas já com vistas em prédio também próprio.

Em 2019, junto a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Coopersul passou a condição de permissionária, fato que já trouxe e ainda deverá trazer muitos benefícios aos seus associados.
Como missão, a Coopersul busca atuar no setor de energia elétrica fornecendo produtos (bens e serviços) com qualidade, confiabilidade e continuidade aos associados, promovendo o cooperativismo; como visão, ser reconhecida como referência no setor de distribuição de energia elétrica, pelo comprometimento com os associados, com qualidade e resultados obtidos. Já quanto aos valores, tem o cooperativismo e solidariedade, valorização do colaborador e integração com a família, responsabilidade social, ética, transparência e melhoria contínua.

Coopersul está com ampla frota de veículos para atender a comunidade Foto: Silvana Sousa/Especial TP

VEÍCULOS – Conforme a diretoria, o parque de veículos da associação é formado por nove camionetas, dez motocicletas e quatro caminhões, sendo três para construção e manutenção de redes, e um para linha-viva (reparos em redes energizadas apesar de ainda não estar atuando).

Presidente Titi, acompanhado do prefeito Renato Machado, visitou o prédio da Radioterapia, em Bagé, onde fez uma importante doação em nome da entidade Foto: Divulgação TP

AÇÃO SOCIAL – A Coopersul também tem participado de movimentos sociais como forma de retorno à comunidade. Recentemente, a direção se sensibilizou e abraçou a causa da Radioterapia da Santa Casa de Caridade de Bagé, fazendo a doação de valores para aquisição de 29 cadeiras e uma maca ginecológica, além de realizar reuniões com gestores municipais para ampliar a rede de apoio.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL – Cabe lembrar, que conforme já publicado pelo TP, no fim de semana aconteceu uma comemoração alusiva aos 50 anos de atividades da Cooperativa de Eletrificação Rural Fronteira Sul Ltda (Coopersul). A Cooperativa, que tem a frente na presidência Jaci Jacinto Coelho, o Titi, na vice-presidência Adir Sebastião dos Santos, o Chimbo, e como secretária executiva, Adriana Werkhausen, organizou dois eventos para serem realizados em Hulha Negra para comemorar a data.

Nesta sexta-feira (21), aconteceu no salão Cristo Rei, na Trigolândia, uma festividade especial para convidados. Na oportunidade, foram relembrados momentos da Coopersul e realizadas algumas homenagens.

Já no domingo (23), ocorreu um evento aberto ao público no ginásio municipal de Hulha Negra, com mostra de agroindústrias e lojistas da região, além de sorteio de brindes para os sócios da entidade que estiverem presentes. Na programação também constou uma mateada com apresentações de projetos do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), invernadas artísticas, talentos da terra, desfile de modas e baile de encerramento com o grupo Os 4 irmãos, com entrada franca.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook