ABASTECIMENTO

A partir deste domingo Bagé vive também o drama do racionamento de água

Sanga Rasa já ultrapassou os 5,2m abaixo do nível Foto: Divulgação/Daeb TP

Não bastasse a crise mundial de saúde, com a pandemia de coronavírus, sendo que os dois casos notificados até agora em Bagé foram dentro do maior hospital do município, os moradores da cidade-polo regional terão que conviver a partir deste domingo (22) com 12 horas diárias de racionamento de água em função da forte estiagem que se abateu sobre a região e do problema histórico que  enfrenta na questão do abastecimento.

Adiado de entrar em vigor por duas vezes esta semana, em função do coronavírus e do rompimento de duas adutoras – que deixaram toda a cidade sem água por quase 30 horas, o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) anunciou neste sábado (21), que irá iniciar racionamento de água na madrugada deste domingo.

Como já estava previsto, a cidade será dividida em dois setores, cada um deles recebendo água 12 horas por dia. O Setor 1 será abastecido das 3h às 15h e o Setor 2 das 15h às 3h.

As barragens estão em níveis críticos. A Sanga Rasa está 5,2 metros abaixo do normal. Já a barragem do Piraí está 3,30 m aquém da normalidade. A Emergencial, por sua vez, está 0,75 m abaixo do nível máximo. Há dois meses a cidade está praticamente sem chuvas.

Em fevereiro, os índices de precipitação totalizaram 32 milímetros. Em março, apenas 11 milímetros, conforme dados da Estação de Tratamento de Água (ETA). “Chegamos ao limite e temos que ser responsáveis e não deixar a cidade entrar em colapso de abastecimento. Por isso, devemos entrar com o racionamento agora. Não estamos medindo esforços para garantir os nossos serviços”, explica Graciano Pereira, diretor do Daeb.

A autarquia estará de prontidão para atender a população, esclarecendo dúvidas sobre a escala de rodízio de abastecimento através da Central de Serviços, pelos telefones (53) 3230-7800, 115 e 0800-5102219.

ESCALA DE RODÍZIO DE ABASTECIMENTO

Setor 1
Horário com abastecimento: das 3h às 15h
Bairros: Centro, Madezatti, São Martins, Vila Brum, Arvorezinha, Vila Damé, Camilo Gomes, Parque Silveira Martins, Hidráulica, Popular, Narciso Suñe, Tarumã, Tupã, Stand, Vila Militar, Vila Brasil, Alcides Almeida, Mingote Paiva, Santa Cecília, Menino Deus, Floresta, Santa Carmem, Ibajé, Vila Gaúcha, Mascarenhas e arredores.

Setor 2
Horário com abastecimento: das 15h às 3h
Bairros: Getúlio Vargas, Loteamento São Pedro, Jardim do Castelo, São Bernardo, Santa Tecla, Loteamento Severo, Malafaia, Daer, Ivo Ferronato, Castro Alves, Dois Irmãos, Estrela Dalva, Ivone, Dolores, Vila Goulart, Passo das Pedras, Tiarajú, Arco, São Judas, Vila Ipiranga, Santa Tereza, Pedra Branca, Bairro Bonito, Vila dos Anjos, Santa Flora, Habitar Brasil, Morgado Rosa, Dona França, Loteamento Prado Velho, Adão Pedra, Loteamento do Parque, Industrial I, Balança e arredores.

Comentários do Facebook