
Iart em 2019 contou com a presença de mais de 1 mil pessoas Foto: Arquivo TP
Após ficar um tempo sem ser realizado em razão da pandemia da Covid-19, o Centro Cacimbinhense de Tradições Gaúchas (CCTG) Lila Alves será palco do 3º Iart da Dança, promovido pelo grupo de danças Raízes da Tradição, que neste ano completa 10 anos de atividade.
As inscrições para o rodeio artístico que acontece em 24 de novembro, já estão abertas, tanto para os grupos de danças como também para as categorias de solista vocal e declamação. De acordo com uma das organizadoras, Júlia Graziela, os interessados devem entrar em contato pelo número – (53) 999615588, ou pelo email [email protected], para realizar as inscrições que encerram no dia 21 de novembro. A entrada, tanto para os participantes como para o público em geral, será no valor de R$ 10. “Estamos trabalhando para fazer um grande evento, que vai comemorar os 10 anos do grupo Raízes da tradição do CCTG Lila Alves”, destacou ela, informando que atualmente o grupo conta com 52 componentes entre juvenil e adulto. As categorias participantes nas danças tradicionais, declamação e solista vocal são, pré-mirim (até 9 anos), mirim (até 13 anos), juvenil (até 17 anos), adulto (mínimo de 15 anos) e veterano (a partir dos 30 anos).
Ao falar sobre o retorno do evento, Julia relembrou que em 2020 já estavam com tudo pronto para realizar o rodeio, quando a pandemia impediu. Segundo ela, o retorno está sendo possível com a ajuda da comunidade tradicionalista de Pinheiro Machado. “Este ano o grupo levou o nome do Lila Alves para a Inter-Regional do Enart, e pela primeira vez na história do CCTG um grupo vai dançar o estadual, e ficamos em primeira suplência. Foi duro o trabalho, mas deu retorno e o sentimento de comemorar os 10 anos é dos melhores”, disse ela, afirmando que esperam lotar as dependências da entidade com muitas pessoas, para que possam comemorar as conquistas do grupo. “Vamos trabalhar nos pequenos detalhes para receber as cidades no evento”, concluiu.
O vice-patrão do Lila Alves, Eduardo Rita, informou que é um dos fundadores do grupo e relembrou o começo de tudo, dizendo estar feliz e orgulhoso de acompanhar os 10 anos da invernada. “Esse projeto começou lá atrás, com eles mirim e passando para juvenil e agora são um grupo adulto. Ficamos em primeira suplência para o Enart, mas com certeza no ano que vem iremos prontos para passar para a grande final. A expectativa é que o Iart seja novamente um grande evento, com bastante invernadas, tanto da nossa região quanto da 18ª”, expressou Eduardo, desejando que tenham casa cheia e belas apresentações. “Nós da patronagem ficamos orgulhosos de um grupo deste porte estar nos representando neste Rio Grande afora”, disse ele, destacando que a entidade também será representada no Juvenart na próxima semana.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*