Os novos horários impostos pelo governo do Rio Grande do Sul para restringir a circulação de pessoas, inicialmente das 22h às 5h, e com o novo decreto estadual a partir das 20h, bem como tentar barrar o contágio pelo novo coronavírus resultou em ações desde o último sábado (20).
Os últimos dados de contágio levaram o estado a permanecer nesta semana em bandeiras vermelhas e pretas pelo modelo do Distanciamento Controlado e determinações mais rígidas.
Para fazer cumprir o decreto estadual, na região, o 6º Regimento de Polícia Montada passou a realizar operações em conjunto com órgãos municipais. Em nota, a Brigada Militar disse estar desencadeando ações com o intuito de coibir e desencorajar atitudes que violem as medidas vigentes correspondentes aos decretos estaduais para o combate a pandemia, priorizando a orientação à população e estabelecimentos comerciais em um primeiro momento, para posteriormente aplicar medidas legais caso seja necessário.
Em Hulha Negra, no fim de semana, o setor de fiscalização da Prefeitura realizou uma ação em parceria com a Brigada Militar. Para o secretário de Administração, Planejamento e Meio Ambiente, também integrante do Centro de Operações Emergenciais (COE) do município Antônio Héctor Bastide Ramos, o trabalho foi bastante positivo. “A necessidade do cumprimento imediato do decreto estadual, fez com que os governos municipais e a Brigada Militar realizassem operações conjuntas para conscientizar a população, bem como coibir o avanço da pandemia no Rio Grande do Sul. A ação foi excepcional, surtiu grande efeito”, frisou.