SEGURANÇA ALIMENTAR

Acinser apreende carne sem condições de consumo em Candiota

No total 10 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados pelos órgãos de segurança com o objetivo de combater o crime de abigeato

Estabelecimento comercial na sede do município estava sem condições sanitárias

Estabelecimento comercial na sede do município estava sem condições sanitárias Foto: Divulgação TP

Na manhã de hoje (4) em mais uma operação do Ações Integradas de Segurança Rural (Acinser) foram apreendidos, em Candiota,  9,850 gramas de carne com embalagem violada. O proprietário do estabelecimento, localizado em Seival, recebeu uma medida administrativa da Vigilância Sanitária. Já na sede do município, a operação resultou na apreensão de 150 kg de carne sem condições para consumo. De acordo com os policiais, a carne estava mal condicionada em balcão frigorífico e na parte interna do estabelecimento (açougue) sem condições sanitárias. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia e posteriormente uma perícia da Inspetoria Veterinária será realizada no local.

Carne estava em embalagem violada, segundo a BM

Carne estava em embalagem violada, segundo a BM Foto: Divulgação TP

Conforme o coordenador do Acinser, Reni Dorneles, as ações são realizadas com frequência. Estima-se no mínimo três operações mensais contra o abigeato. “Em Bagé o foco está na receptação. Antes nós apreendíamos mais de 100 kg de carne. Hoje são 30 a 40 kg”, destaca o coordenador.

Dorneles acrescenta que os índices de abigeato são preocupantes, principalmente no município de Pinheiro Machado. Além disso, ele cita a falta de cultura dos produtores de Candiota a não marcar os animais, causando dificuldades na identificação dos animais quanto aos seus proprietários.

O Acinser foi realizado em parceria com a Operação Avante Rural, da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Secretaria da Fazenda de Candiota, entre outros órgãos.

 

 

Carne sem condições para consumo foi apreendida pela Polícia

Carne sem condições para consumo foi apreendida pela polícia Foto: Divulgação TP

Comentários do Facebook