33 ANOS CANDIOTA

“Acredito no desenvolvimento e crescimento da região”, diz produtor rural

Lucas Daniel junto a família na lavoura Foto: Divulgação

O setor agropecuário, assim como a mineração, é uma das áreas de desenvolvimento econômico em Candiota. O TP, neste especial, também conversou com o produtor rural Lucas Daniel Nunes de Souza, que há 16 anos viu no município, um local com potencial empreendedor e também de moradia.
Ao jornal, solicitado a falar sobre a situação atual vivenciada pelo setor agropecuário, ele relatou que os dois últimos anos foram de desafios climáticos e resiliência dos produtores, mas que para este ano de 2025 a perspectiva de colheita é melhor. “Tivemos que lidar com perdas significativas da produção pelos efeitos climáticos adversos de estiagem severa em 2023 e chuvas excessivas na época da colheita em 2024. Agora em 2025 as perspectivas de colheita estão um pouco melhores, porém ainda não serão suficientes para equilibrar os prejuízos acumulados”, relatou, Lucas, frisando que “com a agricultura forte o município prospera”.
Ele, que é natural de Ernestina e possui propriedade na Coxilha do Jaguarão com plantações de soja no verão, e trigo, coentro, aveia e azevém no inverno,  também citou a importância da obra da Transcampesina. “Em contrapartida, vemos com grande expectativa de realização a obra do asfalto, que vai melhorar o escoamento da produção nos próximos anos, dando perspectiva de crescimento e desenvolvimento para toda a região”.
FUTURO DA CIDADE
O produtor rural destacou a atual questão que envolve a Usina de Candiota como séria e preocupante. “É uma grande quantidade de empregos que envolve direta e indiretamente. Espero que os governos Estadual e Federal coloquem a mão na consciência e subsidiem recursos para viabilizar essa transição energética justa pela qual o município vem lutando. Estou torcendo e na expectativa que a medida provisória seja publicada em breve”, destacou o produtor que também citou o potencial do município quanto a diversificação de culturas. “Acredito que precisamos olhar com maior profundidade para a  diversificação de culturas, já que o município de Candiota além das culturas de oleoginosas, também é reconhecido nacionalmente pela produção de sementes olerícolas, além de ovinocultura, pecuária e bacia leiteira, bem como a questão das uvas, vinhos e oliveiras que estão abrindo muitos espaços de desenvolvimento regional e reconhecimento nacional”.
JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO

Comentários do Facebook