ELEIÇÕES 2020

Adriano, Folador e Pimenta disputam a Prefeitura de Candiota

Adriano dos Santos, José Giordâni Dornelles, o Pimenta, e Luiz Carlos Folador  Foto: Divulgação TP

Candiota tem nove partidos em atividade atualmente. Deles nasceram três candidaturas a prefeito para as Eleições 2020. Passadas as convenções, o quadro eleitoral apenas foi oficializado na cidade, pois já há alguns meses que o eleitorado sabia quem era quem no tabuleiro político. Não houve qualquer surpresa.

Ao todo, este ano, serão 77 pessoas que colocaram seus no­mes à disposição dos partidos para concorrer a uma cadeira na Câmara de Vereadores. Serão 50 homens (65%) e 27 mulheres (35%) que buscam as nove vagas.

ADRIANO Os cinco partidos que compõem a chamada base do atual governo, PT, PTB, PDT, PSB e PCdoB, fecharam questão em torno do nome do atual prefeito Adriano dos Santos (PT) e do vice-prefeito Gil Deison Pereira (PTB), para que ambos repitam a dobradinha de quatro anos atrás e concorram a reeleição.

Em rápida conversa com o TP, Adriano falou em continuidade e aperfeiçoamento. “Fui aprovado pela base de governo nas suas convenções. Então colocamos o nome à disposição para continuar esse projeto importante para o município de Candiota. Da mesma forma, com tranquilidade, dizer que representamos um coletivo, para o bem do município, para cuidar das pessoas de Candiota. É um momen­to importante, de muito cuidado com as pessoas nesse enfrentamento da pandemia. Ninguém gostaria de estar nesta situação que estamos hoje, mas é importante como cida­dãos estarmos sempre dispostos e à disposição para o enfrentamento daquilo que entendemos certo, para o bem de todos, no formato que es­tamos trabalhando, de forma unida, construindo com a comunidade e cuidando da vida das pessoas”.

Com exceção do PCdoB, que apenas emprestará apoio, os ou­tros quatro partidos terão candida­turas para a Câmara de Vereadores. A chapa Adriano-Gil Deison terá 49 candidaturas à vereança, sendo 32 homens e 17 mulheres. O PT vai com chapa completa (14 nomes), o PDT com 14, o PSB com 9 e o PTB com 12 nomes.

FOLADOR O ex-prefeito Luiz Carlos Folador (MDB) foi acla­mado no último sábado de tarde por três partidos: MDB, PSDB e Progressistas, para ser o candidato a prefeito destas siglas no pleito de 2020. Folador foi prefeito da cidade de 2009 a 2016, tendo sido eleito nas duas ocasiões pelo PT. No ano passado ele se filiou o MDB. Para ser seu vice de Folador foi esco­lhido o jovem empresário tucano Paulinho Brum Correa, que nas úl­timas eleições havia sido candidato, também a vice, porém pelo PSC, na chapa do ex-prefeito pinheirense, Carlos Betiollo.

Folador disse ao TP que está motivado e preparado para assumir novos e, segundo ele, necessários desafios. “Agradeço a confiança dos partidos da coligação e ao Paulinho Brum, nosso pré­-candidato a vice prefeito. Quere­mos que nosso município volte a ser protagonista do desenvolvimento regional, que volte a sorrir, que olhe para frente e ouça a todos. Todos seremos sujeitos de uma nova e importante história em Candiota”.

A chapa Folador-Paulinho terá 28 candidaturas à vereança, sendo 18 homens e 10 mulheres. O MDB e o PSDB vão com chapa completa, com 14 nomes cada. O Progressistas não terá candidatos, emprestando apenas o apoio à chapa majoritária.

PIMENTA O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) confirmou na noite da última segunda-feira (14), que terá chapa pura para prefeito e vice. Fundado em 1º de maio de 2019, o partido disputa sua primei­ra eleição na cidade. Os psolistas aprovaram por unanimidade para prefeito o nome do jovem eletricitá­rio José Giordâni da Silva Dornelles, o Pimenta, e para vice-prefeito o do empresário Willian Vargas.

Para Pimenta, o fato de não ter coligação, possibilita uma drásti­ca reforma administrativa, reduzindo secretarias, coordenadorias e cargos comissionados para investir na popu­lação candiotense. “Queremos rever contratos, convênios, para manter o necessário e investirmos em ações que gerem um ciclo positivo na economia local e na qualidade de vida. Queremos estabelecer um novo relacionamento com o Legislativo, onde os cidadãos sejam protago­nistas e com a presença constante de representação do Executivo nas sessões. Em nossa opinião, somos a verdadeira alternativa ao modus operandi vigente até o momento”.

 

CANDIDATOS A VEREADORES

* Fernanda Santos
* Giselma Pereira
* Lilian Cunha
* Luana Vais
* Rosângela Gonçalves
* Adão Socca
* Ataídes da Silva
* Danilo Gonçalves
* Dirceu Zanatto
* Gilmar Morais
* Jaquison Pereira
* João Roberto da Costa
* Ronaldo Montes
* Ronald Mansour

 

* Andreia Rangel
* Marta Bassualdo
* Cristiane
* Arlene Raupp
* Hulda Alves
* Adriano Revelante
* Fabrício Morais
* Gildo Feijó
* Jonas Moraes
* Diego Lima
* Antonio Rocha (Astengo)
* Luis Fernando Torres
* Pastor Roger
* Sérgio Veterinário

 

* Cláudia Schmidt
* Gil Pereira
* Lia Beck
* Lisi Bertolini
* DinossanePech
* Fabiano Aquere
* João Domingos Balaio
* Léo Lopes
* Luiz Arce Véinho
* Pablo Belasquem Rodriguez
* Professor Pedro Sabella
* Ruan Batista

 

* Darlan Oliveira
* Jocélio Vieira
* Maicon Borges
* Danglar Azambuja (Tapera)
* Roberto Vieira Ortiz
* DasahwPasi (Dada)
* Lidiane Funari
* Lisiane Machado
* Maria Cristina Porley

 

* Deise Cappua
* Guilherme Barão
* Ildo Silveira
* Duda Belo
* Jonata Rodrigues
* Nega Júlia
* Leimar Almeida
* Marcial Funari
* Suse
* Bete Moura
* Paulinho da 8
* Sandra Müller
* Sérgio Marques
* Wagner Pinto

 

* Claudivan Brusque
* Marcelo Gregório
* Ancelmo Camillo
* Cleider Fonseca
* Marco Bertolini
* Riograndino
* Luis Abreu
* Keno
* Lair França
* Clarisse Brum
* Jossuelen
* Bruna Leite
* Kelen Dias
* Kátia Cimirro

 

O PSOL não terá candidaturas à Câmara de Vereadores.

Comentários do Facebook