UNIÃO

Agrohune busca fortalecimento e abrangência no mercado em Hulha Negra

Entre as primeiras ações está a busca por um espaço fixo para as agroindústrias

Manuel Domingues é o presidente da Agrohune Foto: Divulgação TP

As agroindústrias de Hulha Negra têm sido destaque ao longo dos últimos anos pelo empenho, crescimento e fortalecimento, servindo como exemplo para outros municípios. Com o apoio da Emater e Executivo, as conquistas tem se intensificado e novas agroindústrias surgiram no município.

Porém, um objetivo idealizado antes mesmo da pandemia, em 2019, tomou forma e em abril de 2022, chegou a conquista da legalização da Associação das Agroindústrias de Hulha Negra (Agrohune).

Integram a entidade, as agroindústrias Pampalac, da produtora Janete Raddatz, do Assentamento Potiguara – Unidos Venceremos; Tia Zane, da produtora Eliziane Outeiro Câmara, do Assentamento Estância Velha; Aprofara – Associação de Produtores da Reforma Agrária, que tem a frente a produtora Cacilda Krupinski, do Assentamento Conquista da Fronteira; Agromap, da produtora Marli Porto, do Assentamento Abrindo Fronteiras; Rancho Alegre, da produtora Márcia Outeiro Câmara, do Assentamento Estância Velha; Sabores e Aromas do Pampa, de Nizieli Cazaroto, do Assentamento Capivara; Zago, da produtora Sueli Dreher Zago, do Assentamento Capivara; Tambero, da produtora Luísa Kuhl Brasil, da localidade Olhos d’ Água. Já são participantes por possuírem projetos para futuras agroindústrias, as produtoras Arlete Bulcao, do Assentamento Meia Água e Rubia Brendler, da Costa do Quebracho.

A Associação ainda engloba produtores familiares e artesãos, estando qualificados: Antônio Henrique Outeiro Câmara, Daniel Cuerda Ferreira, Francisco Krupinski Netto, Gisele Machado Raddatz, Lisiane Pereira das Chagas, Luis Adilio Alves Xavier, Luiz Flávio Martin, mauro Anildo Daghetti da Silveira, Milena Brito Camargo, Milena Zago, Nathalia Portella Brendler, Odair Batista da Silva, Rosane dos Santos Pires e Rosane Terezinha Kauzer Girotto.

Em entrevista ao Tribuna do Pampa, o presidente da Agrohune, Manuel João Martins Domingues falou sobre a importância da associação para os produtores e o município de Hulha Negra. “A Agrohune é um fortalecimento. Para o município é importante pois com a associação é possível levar o nome de Hulha Negra através dos produtos produzidos na cidade e para as agroindústrias, assim como os demais integrantes, é um campo mais abrangente para que possamos expor e vender nossos produtos”, destacou o presidente.

Questionado sobre ter sido escolhido para estar a frente do grupo, Manuel ressaltou. “É uma responsabilidade representar os demais e buscar conquistas para todos”.

OBJETIVOS – O presidente também explicou ao TP que entre os objetivos da Agrohune estão obter maior fortalecimento na busca de mercado para colocação e comercialização dos produtos, ganhar abrangência, ser facilitadora na busca por créditos e integrar projetos que tragam conquistas positivas para todas as agroindústrias.

AÇÕES – Quando questionado pelo jornal sobre as primeiras ações da Associação em prol de benefícios para as agroindústrias, produtores e artesãos, ele destacou a busca por um espaço público para a entidade. “Estamos buscando nosso espaço junto ao poder público municipal, um lugar fixo para que as agroindústrias possam expor seus produtos permanentes”, disse Manuel.

DIRETORIA DA AGROHUNE

* Presidente: Manuel João Martins Domingues
* Vice-presidente: Eliziane Maria Outeiro Câmara
* 1ª secretária: Mara Goretti Quintana Domingues
* 2ª secretária: Milena Brito Camargo
* 1ª tesoureira: Luisa Kuhl Brasil
* 2ª tesoureira: Rubia Debus Stafford Brendler
* Conselho Fiscal: Janete Martinez Machado Raddatz, Francisco Krupinski Netto e Odair Batista da Silva (titulares), Marili Porto e Arlete Miguelina Bulcão Pinto (suplentes).

* Originalmente este conteúdo foi pulicado no jornal impresso

Comentários do Facebook