ECONOMIA

Alterados os locais das audiências públicas da Votorantim Metais

Em Pinheiro Machado, audiência será realizada no Clube Luz e Ordem

Em Pinheiro Machado, audiência será realizada no Clube Luz e Ordem Foto: Arquivo TP

As audiências públicas do projeto Caçapava do Sul, da Votorantim Metais Holding, tiveram seus endereços alterados em Santana da Boa Vista e em Pinheiro Machado. Datas e horários permanecem os mesmos: nos dias 22, 23 e 24, a partir das 9 horas. Em Santana da Boa Vista (22/11), será no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, na Avenida Caçapava, sem número. Já em Pinheiro Machado (24/11), será no Clube Social Esportivo Luz e Ordem, na rua Humaitá, 702. Em Bagé (23/11), o evento continua no Ginásio Graciano. As alterações ocorreram para garantir conforto e segurança à população, com espaços maiores em relação aos locais originalmente definidos.

O empreendimento que prevê lavra de zinco, cobre e chumbo, no distrito de Minas do Camaquã, está em fase de Licenciamento Prévio (LP) junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam). Os encontros possibilitam aos interessados conhecer e esclarecer suas possíveis dúvidas.

A definição do formato e a condução das audiências são regidas pela Portaria N° 66, de 12 de julho de 2011 da Fepam, órgão licenciador. O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) estão disponíveis para download no site do projeto (http://projetocacapavadosul.com.br/) e para consulta nas prefeituras de Santana da Boa Vista, Bagé e Pinheiro Machado, assim como na Biblioteca da Fepam, em Porto Alegre.  Nos locais, os interessados podem registrar questionamentos para que sejam respondidos durante os encontros.

Este é o primeiro empreendimento da VMH no Rio Grande do Sul, reúne as melhores práticas ambientais e será o primeiro, do Brasil, sem a utilização de barragens para rejeitos ou água. Não haverá qualquer tipo de descarte de rejeitos no Rio Camaquã e toda água utilizada será tratada e reaproveitada.

O depósito mineral, denominado geologicamente de Santa Maria, está localizado em Minas do Camaquã, distrito do município de Caçapava do Sul, a 260 quilômetros de Porto Alegre. A consulta pública é o início do processo de licenciamento ambiental. Já foram realizadas audiências públicas em Minas do Camaquã e em Caçapava do Sul, com a participação de cerca de 1.600 pessoas, em julho deste ano.

Confira os locais das audiências:

22/11, 9 horas, no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, na Avenida Caçapava, s/nº, em Santana da Boa Vista

23/11, 9 horas, no Ginásio Graciano, na Rua Barão do Amazonas, nº 50, em Bagé

24/11, 9 horas, no Clube Social Esportivo Luz e Ordem, na Rua Humaitá, nº 702, em Pinheiro Machado

Comentários do Facebook