
Maria Leonora, Giovana e Sarah visitaram o TP antes da viagem Foto: Silvana Antunes TP
Devem embarcar nesta sábado (19), para o Mato Grosso do Sul, o grupo de alunas Giovana Ferreira Souza, Maria Leonora Vivian Lehr e Sarah Reis de Mello com o professor orientador Luiz Antônio de Quadros Dworakowski, da Escola Estadual de Ensino Médio Jerônimo Mércio da Silveira. As alunas tiveram um projeto aprovado na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS), que acontece de 21 a 23 de outubro.
Intitulado “Carregador Solar: Uma Alternativa Sustentável”, o projeto consiste em uma “árvore solar” construída em MDF e equipada com seis mini placas solares de 6 volts, além de uma bateria para armazenar a energia gerada. O carregamento dos dispositivos ocorre através de uma saída USB localizada no “tronco” da árvore.
A iniciativa foi desenvolvida pelas três alunas sob a orientação dos professores Luiz Antônio e Josimar Feira Garcia. Em visita a redação do TP, com muita ansiedade sobre a missão de levar o nome da cidade e escola a nível nacional, as alunas falaram sobre a expectativa da viagem. “Primeiramente a gente fica muito feliz, não imaginávamos que o projeto fosse ganhar toda essa força. A gente espera que o pessoal compreenda a importância da transição energética justa, porque a gente tem como objetivo mostrar a importância da visão coletiva partindo do individual. Fizemos esse projeto para mostrar que o individual conta muito em uma visão coletiva e que com pequenos gestos conseguiremos fazer essa transição”, expôs Maria Leonora.
O professor também falou sobre o projeto ao jornal. “É um trabalho que aborda um tema importante, que é o consumo consciente de energia, que pode passar despercebido individualmente, que é o caso dos carregadores de celular, mas como muito bem mostrado na pesquisa, realizado pelo grupo. Em escala regional e nacional, até global, pode causar um impacto bem significativo, com recursos naturais, principalmente na geração convencional de energia, que no Brasil nós temos as termoelétricas e as hidrelétricas. As alunas trouxeram uma alternativa sustentável através da energia solar que tem aumentado a sua participação na matriz energética como uma energia limpa. A árvore solar que elas trouxeram como exemplo, é algo que foi muito bem apresentado por elas, tanto que se classificou nas feiras aqui local, regional da Unipampa e a classificação para participar do FETECMS demonstra o critério na pesquisa que elas realizaram e a importância que esse trabalho representa. Eu fiquei muito satisfeito de orientar o grupo, é uma satisfação junto com elas, poder representar a nossa cidade em uma feira tão importante”, disse Luiz Antônio.

Protótipo representará projeto original Foto: Divulgação TP
Segundo os idealizadores, o objetivo é despertar na comunidade uma maior consciência sobre o uso racional da energia e promover práticas sustentáveis. Os testes realizados com o protótipo na escola confirmaram a viabilidade prática do uso de carregadores solares para celulares.
Conforme a aluna Sarah, o projeto já foi apresentado ao prefeito da cidade, Luiz Carlos Folador, que mostrou interesse em dar visibilidade a criação e implantar de fato, a árvore solar na praça central da cidade, a Dario Lassance. “A gente queria chegar como resultado uma árvore solar na praça central do município de Candiota. Ao passar para as outras feiras, levamos nossa ideia ao prefeito que além de aprovar a ideia, nos auxiliou com o trabalho da arquiteta da prefeitura, Ariadne Leal, que desenhou o projeto e foi construído em MDF como exemplo da árvore a ser colocada na praça”, relatou a aluna, destacando que o orçamento de parte do projeto para implantação é de cerca de R$ 8,5 mil.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*