O semestre começou com muita alegria e entusiasmo para a direção, professores, funcionários e alunos da Escola Estadual Dalva Conceição Medeiros, de Hulha Negra. Após um pouco mais de um ano após a interdiçaõ do prédio pela queda de parte do telhado, e com aulas improvisadas na sede do PTG Lagoa da Música, cedido pelo proprietário do imóvel, o prefeito Renato Machado, as aulas retornaram para o prédio próprio da escola, que teve as obras concluídas.
Uma solenidade em frente a porta de entrada do prédio, na segunda-feira (6), contou com a presença do prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, o coordenador regional de Educação, José Carlos Nobre, o diretor da Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop), César Vasconcellos, a diretora da escola, Cândida Iglaer Silveira, professores, funcionários e alunos.
Na oportunidade, após a explanação das autoridades, satisfeitas pelos resultados, houve o descerramento da fita, ato que marcou a inauguração da reforma do prédio e início das aulas no educandário.
Na terça-feira (7), em entrevista ao TP, a diretora Cândida ressaltou a felicidade por estar no novo prédio, que passou por uma reforma esperada já há muitos anos. Ela frisou, e pode ser constatado pela nossa reportagem, que alguns detalhes ainda faltam ser feitos na escola, porém nada que interrompa as aulas. “Necessitávamos voltar para o nosso prédio. O tempo que estivemos no PTG foi excelente, apesar das dificuldades de estarmos em um local improvisado, marcou a história da nossa escola, muitas crianças aprenderam a ler lá e isso nada vai mudar”, destacou a diretora.
Conforme a diretora, o refeitório ainda deverá passar por mais reparos, assim como a sala de informática. Quanto às demais salas, tudo está concluído. “A escola está repaginada, estamos com salas de aula novas, biblioteca, sala de professores, refeitório e secretaria modificados. A reforma também contemplou troca do telhado, instalação de divisórias, troca de portas, janelas e instalação de rampas de acessibilidade, assim como de um banheiro adaptado. Um diferencial que os alunos adoraram foi a sala de jogos. Já tínhamos uma mesa de pebolim e ping pong, acrescentamos o jogo de damas que os alunos gostam muito e será mais um atrativo. Nossa escola está ótima e vai ficar ainda melhor com os detalhes que faltam, estamos muito felizes”, relata Cândida.
A gestora do educandário também fez questão de ressaltar o grande apoio do Executivo em prol da escola. “Temos muito a agradecer ao prefeito Renato, que sempre foi muito solícito, assim como aos funcionários. Tudo que precisamos, ele, através da Prefeitura resolvia, dizendo sempre que os alunos estudavam em uma escola estadual, mas eram moradores de Hulha Negra e ele, como gestor, precisava ajudar”, agradeceu.