PINHEIRO MACHADO

Alunos são oficializados soldados em formatura do Pelotão Mirim da Brigada Militar

Com a formatura, os 24 alunos passaram a ser soldados mirins e podem participar de missões Foto: Gislene Farion/Especial TP

Aconteceu, na última quinta-feira (11), a formatura para troca de graduação de 24 alunos – agora soldados – do Pelotão Mirim da Brigada Militar de Pinheiro Machado. A solenidade, marcada pela colocação do sutache (identificação no uniforme dos militares com seu nome de guerra), contou com a presença do comandante da Brigada Militar, Maicon Pereira Madruga, do coordenador do Pelotão Mirim, Luiz Rudinei Vargas Seixas, da guarnição de serviço, dos integrantes da Operação Hórus que estão atuando no município, dos voluntários, incluindo o vice-prefeito Rogério Moura, além de familiares e amigos dos novos soldados. Os sargentos mirins Isadora Moreira da Rosa, Allan Silva da Rosa dos Santos e Emilly de Souza Brum prestaram apoio na organização da formatura.

Durante o ato, André Madruga, que também coordena o projeto, falou sobre a importância daquele momento. “A partir de agora, todos estão aptos a participarem das mais diversas missões como soldados mirins. Quero ver o sutache no peito, mas muito mais que isso, quero que ele esteja no coração de cada um de vocês”, reforçou. Para o jornal, ele contou que a primeira missão será a participação em um torneio de futsal do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), nesta quarta-feira (17), no Ginásio Municipal de Desportos. Viagens, participação em eventos e ações solidárias também fazem parte das missões tradicionais realizadas pelos integrantes do projeto.

O projeto trabalha noções de respeito, organização e patriotismo para formar bons cidadãos Foto: Gislene Farion/Especial TP

RECONHECIMENTO – Durante a formatura de graduação, diversas homenagens foram prestadas. Além do reconhecimento pelo apoio de três aposentados da Brigada Militar ao projeto (Carlos Machado, Sidnei Farias e Silvio Padilha), os soldados mirins Zaneti, Mello, Vitor e Azevedo receberam medalhas pelo excelente desempenho nas atividades escolares regulares durante o primeiro trimestre de 2022. Ainda na cerimônia, a sargento mirim Moreira também recebeu um elogio público pela dedicação ao projeto da Brigada Militar.

REPERCUSSÃO – Nas redes sociais, logo após a formatura, diversos familiares e padrinhos publicaram fotografias do momento e falaram sobre a participação dos pequenos na iniciativa que já está na formação da quinta turma, desta vez, com meninos e meninas nascidos em 2010. Verônica Rijo, mãe do agora soldado mirim Garcia, contou orgulhosa do que o filho e os colegas têm tido a oportunidade de aprender. “Miguel não pensa em seguir carreira, mas este projeto é incrível. Ética, respeito, organização, disciplina e solidariedade são os principais aprendizados. Enquanto muitos estão à mercê das ruas, a Brigada tem 24 alunos aprendendo só o que é bom”, escreveu.

SOLDADOS

Vitória Pereira João Zanetti
Hemilly Ismaelle Pacheco Machado
Helena de Mello Vargas
Melissa Ribeiro Maidana
Miguel dos Santos Garcia
Estevão Vaz Morais
Carlos Yago dos Santos Dias
Carlos Octavio Garcia Soares
Thuria da Silva Delgado Teixeira
Vitor Guedes dos Santos
Beatriz de Brum Almeida
Yago de Souza Quadrado Moreira
Laura Lima Alves Martins
Willian Muhammad Vieira
Danielli Azevedo da Silva
Weslley Garcia Almeida
Miguel Pedro Rijo Silveira
Enzo de Moraes Teixeira
Guilherme Duarte Silveira
Isabella Pires Prestes
Lavinia Cavalheiro Almeida
Merydyeine de Farias Teixeira
Antonela Duarte da Silva
Isabelly Duarte de Vasconcellos

Comentários do Facebook