CIDADE

Animais soltos nas vias públicas em Candiota serão coibidos, avisa Prefeitura

População tem denunciado situações como essa, flagrada na Vila Operária, com uma tropilha de equinos andando nas ruas Foto: Divulgação TP

Nos últimos dias, o moradores de Candiota têm postado nas redes sociais imagens e vídeos de animais de grande porte, especialmente equinos, circulando livremente por vias públicas da cidade.

O problema é antigo e recorrente. Por vezes é sazonal, mas aumenta ou diminui, conforme a fiscalização abranda ou aumenta.

O prefeito Luiz Carlos Folador (MDB), interpelado sobre o assunto pelo jornal, disse que a sua gestão está num processo de organização da cidade, dos espaços urbanos, investindo em limpeza, desmobilizações de lixões, iluminação pública e coleta regular de descartes, entre outras ações. Ele reconhece um aumento da circulação de animais de grande porte nas vias urbanas, assinalando que essa situação deveria estar na consciência dos proprietários dos animais, porém em situações como essas, a lei terá que ser utilizada.

Lembrando que se vive numa região de culto às tradições, com cinco CTGs só em Candiota, o prefeito avalia que se deve respeitar aqueles que possuem seus animais, porém analisa que é preciso haver regramento, já que animais desse porte em áreas comuns e urbanas causam acidentes, além do aspecto sanitário.

O prefeito disse que ainda esta semana se reunirá com o secretário de Agropecuária e Agricultura Familiar, Claudivan Brusque, para que medidas sejam tomadas, como de conscientização dos proprietários e se for necessário o recolhimento desses animais para um local adequado e com retirada apenas após pagamento da devida multa. “Apelaremos primeiro para a consciência e depois vamos aplicar a lei”, assinalou.

Comentários do Facebook