POLÍTICA

Anteprojeto propõe normatizações para descarte de resíduos sólidos em Hulha Negra

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Atualmente não há uma normatização para o descarte de resíduos Foto: Arquivo TP

Foi subscrito e encami­nhado ao Executivo de Hulha Negra, um anteprojeto de lei que dispõe sobre a coleta, o transporte e a disposição de resíduos sólidos urbanos no âmbito do município de Hulha Negra e dá outras providências. De autoria da vereadora pro­gressista Elizângela de Qua­dros Coitinho, o documento remetido para apreciação do prefeito Renato Machado, traz a preocupação com a forma de descarte, coleta e armazenamento de materiais diversos que, por muitas vezes é depositado pela co­munidade de forma indevida em razão da falta de um local definido e adequado para o fim.

Inúmeras vezes o TP mostrou imagens de descarte em campos e próximas as vias públicas, permanecen­do por um longo período até que fosse recolhido pela Prefeitura. A reportagem teve acesso ao anteprojeto e conversou com a vereadora Elizângela, a Mana do Mu­tuca, que ao ser solicitada a explicar a finalidade do pro­jeto, destacou a preocupação com o meio ambiente e a saúde das pessoas. “Cuidar do recolhimento e desti­nação correta de resíduos sólidos no município, pro­curando indicar caminhos para uma solução plausível traz benefícios a todos, pois estes materiais provenientes do descarte quando não tem um destino correto, acabam poluindo o meio ambiente, gerando danos e consequ­ências maléficas a saúde da população, além de provocar alagamentos que prejudi­cam os moradores e trazem transtornos a coletividade”, afirma Elizângela.

Ela também destacou que é possível recolher e descartar corretamente os materiais provenientes de limpeza de pátios, cobras de construções e reformas, bem como alguns produtos inservíveis nas residências e pátios da comunidade. “A conscientização coletiva é importante e ao sabermos disso, é que através deste projeto de lei buscamos contribuir com a saúde do município e o bem-estar das pessoas que nele vivem. Tra­balhando numa perspectiva preventiva com intuito de preservar o meio ambiente e possibilitar mais qualidade de vida aos seus moradores. Precisamos fazer nossa parte e cuidar das pessoas de nossa querida Hulha Negra, por isso que apresentei aos cole­gas vereadores e submeto ao Executivo esse anteprojeto, por acreditar na sua aprova­ção de forma que se torne uma lei municipal e traga benefícios a nossa cidade”, justificou a vereadora.

O ANTEPROJETO Em seu artigo primeiro, o ante­projeto fala sobre a coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos gera­dos nas atividades da cons­trução civil, de comércio, de serviços, de jardinagens e podas de árvores, que será realizada pelo Poder Públi­co Municipal, desde a coleta até a disposição final dos resíduos, que será coorde­nada, regulada e executada pela Secretaria Municipal de Planejamento, Adminis­tração e Meio Ambiente, sendo as coletas da sede de Hulha Negra realizadas na última semana de cada mês e as das localidades adja­centes, na primeira semana de cada mês, em um dia útil a ser fixado pelo Executivo Municipal. Os resíduos deverão ser colocados em frente ao comércio ou resi­dência, somente na semana do recolhimento.

O anteprojeto tam­bém classifica os resíduos urbanos em: provenientes da construção civil, de co­mércio e prestação de ser­viços hortifrutigranjeiros e embalagens, de jardinagem e poda de árvore. O artigo quarto diz que os resíduos devem ser separados pelo proprietário do local e des­cartados de forma correta conforme determinação que deverá ser indicada pelo Executivo, ficando expres­samente proibido o descarte em vias públicas, esquinas, terrenos baldios, valas, en­tre outros locais diferentes daquele determinado pelo Executivo.

Comentários do Facebook