INCLUSÃO

Apae pinheirense promove ações na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Durante a semana, visitaram a propriedade rural do empresário Luiz Eduardo Batalha Foto: Divulgação TP

Desde o início da semana, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Pinheiro Machado está com uma intensa programação em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Neste ano, o tema central da ação é superar barreiras para garantir a inclusão.

Ao todo, foram cinco dias de atividades – dia da beleza com corte de cabelo, maquiagem e serviços de manicure; dia de campo com visita dos alunos à propriedade rural do empresário Luiz Eduardo Batalha; palestra com a assistente social Juacema Lima; caminhada com a participação dos integrantes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e do Pelotão Mirim; e a participação na 1ª Amostra Regional de Talentos das Apaes em Canguçu. Para o presidente em exercício da entidade, Pedro Brum, “essas atividades fazem diferença para os assistidos e também ajudam a despertar a comunidade para a necessidade da inclusão – que é o que tentamos fazer da melhor forma possível com o nosso trabalho”, afirmou.

No dia da beleza, entre os serviços oferecidos, os alunos puderam cortar os cabelos Foto: Divulgação TP

INCLUSÃO – A reportagem acompanhou a programação na terça-feira (24), na Câmara de Vereadores, quando a assistente social do município conversou sobre direitos e inclusão das pessoas com deficiência. Durante sua fala, a profissional também lembrou a importância de todos fazerem a sua parte como cidadãos. “Ultimamente muito tem se falado em inclusão, essa palavra tão bonita, mas precisamos colocar em prática e garantir a participação igualitária de todos os membros da sociedade – independente da sua condição física, mental, da cor da pele, entre outros”, disse Juacema.

PRESENÇAS – Na oportunidade, esteve presente o prefeito Ronaldo Madruga, o vice-prefeito Rogério Moura, a presidente do Legislativo Laura Ratto (MDB), os vereadores Cássio Câmara (Progressistas), Magda Afonso (PDT) e Fabrício Costa (PSB), a titular da Secretaria de Assistência Social, Criança, Mulher e Idoso Vivian Alves, profissionais do Caps, membros da diretoria e professores da Apae, pais, amigos e membros da comunidade.

COMPROMISSO – Nesse dia, o prefeito reforçou um compromisso com a entidade que já completou 30 anos e ainda não conta com uma sede própria. Atualmente, a Apae de Pinheiro Machado atende cerca de 30 alunos portadores de necessidades especiais (incluindo assistidos de Pedras Altas). “Reforço aqui nosso compromisso de campanha: até o final do mandato, vamos conseguir a cessão de uso de um prédio para a Apae parar de pagar aluguel. Lembro também que muitos dos nossos profissionais têm trabalhado nos bastidores para garantir que, mensalmente, seja feito aquele repasse para pagamento do aluguel. Sei que não fazemos mais que nossa obrigação como governo, mas a realidade agora é que a Apae não precisa bater na porta do Ministério Público para exigir que isso seja feito”, afirmou Ronaldo.

O Grupo Tamboraço se apresentou na Câmara de Vereadores (foto) e em Canguçu Foto: Gislene Farion/Especial TP

TAMBORAÇO – Durante a atividade, os alunos fizeram uma animada apresentação do Grupo Tamboraço. Dinico da Silva, instrutor de música, contou que se trata de um trabalho feito de coração. “Ninguém tem ideia da pureza dessas crianças, é muito gratificante estar com eles. Tenho muito orgulho desse trabalho que fazemos há mais de três anos, que parou por causa da pandemia, e agora fico feliz porque podemos retornar. Eles se divertem, treinam a coordenação motora e apresentamos músicas que eles gostam”, explicou.

APOIE – Para quem deseja ajudar a Apae, basta enviar uma mensagem via WhatsApp para o número (53) 99101 8356 e fazer parte do quadro de sócios. A partir de R$ 10 já é possível contribuir e fazer a diferença mês a mês.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook