MOBILIZAÇÃO

Apatur organiza retomada do turismo na região

Associação convida interessados dos setores de gastronomia, hotelaria, agências de turismo receptivo e guias de turismo

A Região Turística do Pampa Gaúcho está se organizando para enfrentar os desafios decorrentes da atual pandemia. Em razão disso, a Associação Pampa de Turismo (Apatur), ciente dos novos momentos, também está em busca de inovações que venham a destacar ainda mais as tradições, a natureza e a gastronomia da Região Turística do Pampa Gaúcho.

Nesse sentido, a diretoria da Apatur está participando de reuniões virtuais com o Ministério do Turismo e com Grupos de Trabalhos (GTs) do RS, no sentido de promover ações cooperativas para sensibilizar o poder público para as demandas regionais e do Estado.

Ainda, em abril de 2020, foi criado o comitê que desenvolveu o Plano Estratégico para o enfrentamento dos impactos da Covid-19. Nele, está prevista a implementação de duas Rotas Turísticas previstas para 2020, o Caminho do Enoturismo e o Caminho Gastronômico.

Para fortalecer o setor de turismo e apoiar a criação destes caminhos, estão sendo estabelecidos grupos por setores do turismo da Região Turística do Pampa Gaúcho.  A presidente da Apatur, Clori Giordani Peruzzo destaca que “é nesse momento em que o setor está em compasso de espera, aguardando o melhor momento para que o turismo retorne de maneira segura, que precisamos reunir e propor ações colaborativas”.

O primeiro grupo de trabalho, em fase de implementação é o GT Hoteis e Pousadas, com a participação de vários empreendimentos da Região. Nele, o projeto Acolhida no Pampa pretende atuar na definição de estratégias e de ações para fortalecer o setor.

Os próximos grupos a serem organizados são os que atuam na Gastronomia e nos serviços de Agenciamento Receptivo e de Guias de Turismo. Clori reforça a importância da participação de todos, pois o turismo é um setor que depende da integração e da colaboração.

Os interessados podem se inscrever por meio do preenchimento do formulário https://forms.gle/rbDNF5wjvYLVkhY97, ou manifestar interesse pelo email [email protected].

 

 

Comentários do Facebook