INFRAESTRUTURA

Após 12 anos de muitas idas e vindas, ponte sobre o rio Jaguarão é inaugurada na região

Desde 2013 este momento era esperado pela comunidade

Autoridades comemoraram a nova ponte Foto: J.André TP

O dia amanheceu ensolarado na última segunda-feira (24) para brindar a inauguração de uma das obras mais aguardadas nos últimos anos na região. Com a presença de diversas autoridades, como o prefeito de Candiota e presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), Luiz Carlos Folador e do diretor-geral da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Márcio Amaral, que representou o secretário Clair Kuhn.

Localizada no tríplice limite dos municípios de Aceguá, Candiota e Hulha Negra, a ponte é uma importante passagem e era um antigo sonho das comunidades rurais dos três municípios, bem como de Pedras Altas e Herval, que utilizam o caminho, especialmente para ir até o Hospital da Colônia Nova.

Diversas autoridades prestigiaram o ato de inauguração Foto: J.André TP

Com recursos do governo federal (Ministério de Agricultura e Pecuária) na ordem de R$ 3,3 milhões, e contrapartida do Estado (Seapi), com a execução e fiscalização feita via Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer), a ponte finalmente foi inaugurada. Com muitas idas e vindas e um esforço enorme para reverter situações adversas e a burocracia interminável, a obra foi possível depois de inúmeras articulações conjuntas das forças políticas da região, lideradas pelo Cideja e pelo Fórum Regional de Desenvolvimento, Manejo das Águas e Combate aos Efeitos das Estiagens (Fórum das Águas).

Ponte possui 92m de cumprimento por 7,2m de largura Foto: Navarrina Filmes

A estrutura possui 92 metros de comprimento e 7,2 metros de largura. O volume total de concreto utilizado foi de 338 m³, com o valor aplicado de R$ 3,3 milhões. A obra foi executada pela empresa Lavoro Engenharia Ltda. A antiga estrutura era de madeira e oferecia muitos riscos, tendo sido interditada em 2020, gerando riscos e até acidentes.

O prefeito Folador comemorou a inauguração do equipamento. “Um dia muito feliz para todos nós que lutamos tanto para isso se concretizasse. Nossa gratidão a todos que ajudaram neste processo”, assinalou.

Além de Folador, o prefeito de Aceguá, Marcus Vinicius Aguiar, o Peti; a prefeita de Pedras Altas, Viviane Alburquerque (Veca); o prefeito de Herval, Celso Silveira, o vice-prefeito de Piratini, Patrick Pereira, bem como, o secretário de Administração de Hulha Negra, Valdinei de Mattos (representando o prefeito Fernando Campani) e a coordenara do Fórum das Águas, vereadora de Acegua, Liziane Jardim, compareceram no ato inaugurativo. Também marcaram presença, um representante do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDB), vereadores e vereadoras da região, a assessoria do deputado federal Dionilso Marcon, entre outras lideranças regionais.

Ponte antiga oferecia riscos e foi interditada em 2020 Foto: Arquivo TP

JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO

Comentários do Facebook