
Autoridades se reuniram na BR, no local do problema, para debater a pauta Foto: Silvana Antunes TP
Um desvio na lateral da pista foi definido como a melhor alternativa para facilitar o tráfego de veículos na BR-293, entre Candiota e Hulha Negra enquanto a obra de recuperação asfáltica com escavação, que será realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) não é feita no km 151, próximo a ponte do rio Jaguarão, e que ocasionou o bloqueio total da rodovia.
Em um primeiro momento, durante uma reunião articulada pelo deputado estadual Luiz Fernando Mainardi, foi cogitada a realização de uma força tarefa com parcerias público-privadas para a realização do desvio de forma mais rápida, mas em nota enviada ao Tribuna do Pampa, a autarquia informou que está iniciando os procedimentos para realizar o desvio ao lado da BR-293, mas que no momento, não há nenhuma tratativa de parceria, tanto com entidades públicas quanto privadas e que o trabalho será realizado pelo Dnit.
Não há previsão de liberação do trânsito no local para os próximos dias.
SOBRE O DESVIO

Um desvio começou a ser construído pelo Dnit à direita da rodovia, sentido Pelotas/Bagé Foto: Divulgação TP
O desvio terá em torno de 450 metros e será do lado direito da rodovia, sentido Pelotas-Bagé. A obra deverá ser concluída entre 20 a 30 dias, dependendo das condições climáticas. “A autarquia está se empenhando em fazer o serviço o mais rápido possível”, diz a nota.
REUNIÃO NA BR
Uma reunião na BR-293, no local do problema, foi realizada na manhã de sexta-feira (29), pelo deputado Mainardi (PT) e pelo secretário de Gestão e Normas da Secretaria de Comunicação do Governo Federal, Paulinho Parera junto aos prefeitos de Candiota, Luiz Carlos Folador e Hulha Negra, Renato Machado, quando também estiveram presentes vereadores, secretários e empresários. Na ocasião, foram debatidas propostas para viabilizar o trânsito de veículos leves e pesados, que atualmente utilizam desvios como o Passo do Neto, passando por dentro do município de Hulha Negra até chegar à sede de Candiota, Seival-Trigolândia e Serra da Hulha com entrada pelo Pampeano até a Cotribá. O encontro também visou cobrar de forma mais efetiva e rápida, a realização da obra por parte do Dnit.
Cabe ressaltar que uma reunião já havia sido realizada por uma comitiva de vereadores junto ao prefeito de Hulha Negra e o vice Igor Canto, em Pelotas, no Dnit, na quinta-feira (28) para falar sobre a pauta.
DESVIOS
Como rota alternativa, principalmente para veículos pesados que seguidamente estão tendo problemas ao utilizar os desvios de estrada de terra, a orientação é que utilize no sentido Bagé/Pelotas, a BR-153 e ingresse na BR-392. Já para quem desloca de Pelotas para Bagé a orientação é utilizar a BR-392, por Canguçu/Santana da Boa Vista, acessando a BR- 153 em Caçapava do Sul.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*