DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Após três décadas, voos comerciais são retomados entre Bagé e Porto Alegre

Voo inaugural aconteceu na manhã do dia 20 de setembro

Primeiro voo comercial aconteceu às 7h25 do dia 20 Foto: Elis Regina Cartaxo/Especial TP

O 20 de Setembro, tão especial para o Rio Grande do Sul, agora também se torna um marco para Bagé e região. Às 7h25 do dia do Gaúcho, o primeiro voo comercial, depois de 30 anos sem atividades, decolou no aeroporto da Rainha da Fronteira.

Nele não estavam somente os primeiros passageiros, mas a esperança de que esta retomada proporcione desenvolvimento a todos. Nesta data, a aeronave Cessna Caravan da Two Flex, empresa terceirizada responsável pela operação para a Gol Linhas Aéreas, ligou pelos ares as cidades de Bagé e Porto Alegre. A ação é resultado de esforços de diferentes agentes públicos, que ao longo de muitos anos, buscaram o retorno do que trará crescimento à toda Campanha.

Conforme o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luís Augusto Lara, quando Maragatos e Chimangos se unem por um único ideal, quem ganha é o Rio Grande. “Tempo de união, de somar esforços, tempo de colher resultados”, festejou, parabenizando a todos que trabalharam nesta missão de incluir Bagé e região na rota mundial da aviação.

Segundo o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, com a retomada dos voos, o município alcança um patamar elevado de desenvolvimento e crescimento em diferentes áreas, estando em destaque na rota dos investimentos. “Nós sonhamos com este dia. Com o dia em que podemos dizer: Bagé está voando. Estou muito feliz. A prefeitura de Bagé trabalhou muito para que este sonho se tornasse realidade. Neste momento abrimos nossa cidade para o mundo, é mais desenvolvimento, é nossa cidade ganhando o céu”, comemorou.

O deputado estadual Luis Fernando Mainardi, integrante da Frente Parlamentar em Defesa da Aviação Civil Regional, disse que foi uma satisfação ver este projeto decolando depois de anos de luta e dedicação. “Temos que reconhecer o trabalho aglutinador do colega parlamentar Frederico Antunes que liderou esta equipe e hoje, juntos, comemoramos mais este avanço para a cidade de Bagé e região”, enfatiza.

Presente também neste marco, o deputado Federal Afonso Hamm comemora o momento histórico que coloca a cidade e região na rota do desenvolvimento econômico e social. “A retomada desses voos alavanca muito o crescimento de todos os municípios, além de encurtar a distância desta região com todo país e o mundo”, destaca.

PILOTO BAGEENSE – O comandante que fará a operação diária para a Two Flex é o bageense Emilio Mansur Neto, que concedeu entrevista ao Tribuna do Pampa sobre esse início de atividade na sua terra natal. O piloto de 30 anos, conta que a paixão pela aviação civil iniciou cedo, e foi o principal motivo para buscar a profissão. Após a formação em Pilotagem Profissional de Aeronaves pela Ulbra, em Canoas, foi instrutor de voo, e fez curso para a area agrícola. Porém, seu sonho sempre foi o de atuar na área comercial, e por isso passou a trabalhar em uma empresa de táxi aéreo, onde ganhou experiência e passou de piloto à comandante. Com mais de oito anos de experiência, em 2018 ingressou na Two Flex. “Coube a um bageense, nascido e criado aqui, inaugurar esse voo tão importante para a cidade e região. Depois desses 30 anos, é uma satisfação, um orgulho, uma realização em poder voar para Bagé e para os bageenses”, emocionasse. Mansur acrescenta que a aviação não traz somente conforto e facilidades por encurtar distâncias, gera desenvolvimento, incentivo ao turismo e à outras áreas, e deve alavancar ainda mais as potencialidades da região.

HORÁRIOS – O presidente da Two Flex, Rui Aquino, comenta o privilégio que a cidade de Bagé teve em termos de horários escolhidos, o que fará com que o passageiro possa ir e retornar à capital no mesmo dia. Fora o fato de que partindo logo cedo da manhã, pode-se conectar com a malha da Gol e viajar a qualquer destino operado pela companhia, seja nacional ou internacional. Os voos de Bagé à Porto Alegre acontecem de segunda-feira à sábado, às 7h25, com previsão de chegada às 8h40. Já da capital para a Rainha da Fronteira, os voos são de domingo à sexta-feira, com saída às 17h30, e pouso às 18h45. O site para compra de passagens é o da Gol Linhas Aéreas.

O AVIÃO – O Cessna 208 Grand Caravan é um monomotor, de trem de pouso fixo, que começou a ser produzido na década de 1980. A maior operadora desse modelo, atualmente, é a Fedex, nos Estados Unidos. No Brasil, há mais de 200 deles, atualmente. A TwoFlex opera 18 e a velocidade de voo é de 300 km/h. A aeronave comporta apenas nove lugares para passageiros, distribuídos em três fileiras. Os outros dois assentos são destinados a piloto e copiloto. Pelo porte da aeronave, não haverá comissários, nem serviço de bordo, o passageiro receberá, no início da viagem, um kit de lanche, nos moldes do que é servido pela Gol. O avião também não possui banheiros.

Comentários do Facebook