AUDIÊNCIA PÚBLICA

Apresentação do projeto de lei de transição energética – Luana vais

Após quase 4h de audiência pública semipresencial presidida pelo senador Paulo Paim (PT), promovida pela Comissão de Direitos Humanos Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal, foi apresentado o PLS 4653/2023 – projeto de lei de transição energética justa (TEJ), que altera a lei de Santa Catarina de 2021, que visa dar sobrevida a Fase C da Usina de Candiota.

O evento aconteceu na terça-feira (26), tendo como palco o auditório da Interlegis, em Brasília, e sendo transmitido ao vivo pela TV Senado. A audiência foi acompanhada em Candiota por centenas de pessoas, por meio de telões instalados em vários pontos do município, como o ginásio municipal. “Atingimos todos os objetivos, inclusive com espaço para o contraditório”, destacou o senador Paim dizendo que “o PLS 4653/2023 foi apresentado para atender aos anseios da sociedade.

Luana vais (PT) – vereadora de Candiota

Luana Vais (PT) Foto: Divulgação TP

A vereadora reforçou a importância da tramitação da lei de forma justa e inclusiva. “Faz muito tempo que estamos nessa luta. Quando nos foi dito que precisávamos do aval do governo seguimos nessa busca e agora com o olhar desse governo que olha para as pessoas. Precisamos da lei tanto quanto Santa Catarina. Nos propomos a trazer alternativas, não queremos que daqui há 40 anos tenhamos novamente esse debate, precisamos ser responsáveis, traçar planos, da representatividade do governo, da comunidade e dos trabalhadores. Temos como discutir outras alternativas, temos grandes potenciais turísticos e na área da agricultura, sei bem porque sou filha de assentado. Precisamos de recursos para debater e para garantir que nossa comunidade não perca seus empregos. Hoje a expectativa da região está na lei de transição e vejo esse processo como uma oportunidade de desenvolvimento”.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook