ATUAÇÃO VOLUNTÁRIA

Aprovado projeto para criação do Gabinete da Primeira-dama em Pedras Altas

Rosane de Freitas vê a necessidade de colaborar com o desenvolvimento do município

Rosane de Freitas, esposa do prefeito Volnei, disse perceber a necessidade de colaborar com as políticas públicas do município Foto: J. André TP

De autoria do Poder Executivo, estava em tramitação no Legislativo de Pedras Altas e foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, o Projeto de Lei Ordinária nº 1.657/2022, que institui o Gabinete da Primeira-dama do município. O município será o primeiro da região de cobertura impressa do Tribuna do Pampa, a ter um gabinete da primeira-dama de forma ativa.

Em Pedras Altas, a dona de casa Rosane de Freitas, 45 anos, esposa do prefeito Volnei Oliveira, que assumiu neste ano após o falecimento do então prefeito Bebeto Perdomo, já se mostra ativa e disposta a colaborar com as questões do município, tanto que aguarda a aprovação do projeto para instituição de um gabinete onde ela pretende estar a frente, ao lado do esposo.

Em entrevista ao Tribuna do Pampa, Rosane de Freitas disse que a idéia do gabinete surgiu de uma vontade dela em contribuir com o município. “Acho muito importante contribuir para o melhor desenvolvimento da nossa cidade, pois temos muitas campanhas que podem ser desenvolvidas. Posso auxiliar os secretários nestas demandas em prol da comunidade”.

Rosane acrescentou: “Ao presenciar as angustias trazidas pelo meu esposo, após assumir o cargo de prefeito, me senti na obrigação de auxiliar na elaboração de políticas públicas junto ao governo. Além disso, através do contato cotidiano nas ruas da cidade, percebi o anseio das pessoas pela minha participação efetiva no governo. Entretanto, na intenção de moralizar a administração pública, me sinto com dever moral de dispensar qualquer tipo de remuneração”, explicou a primeira-dama.

O espaço será na antessala do gabinete do prefeito, na sede da Prefeitura, mas segundo Rosane, após uma ampliação que está sendo realizada, passará para uma sala especial para receber a comunidade.

Quanto à criação do órgão, o prefeito Volnei fala em acesso e auxílio à comunidade. “Estamos criando um gabinete para a primeira-dama para dar acesso aos munícipes. Achamos importante esse contato, como são várias as demandas, podemos ampliar o nosso atendimento ao público, às vezes estou em agendas e a Rosane pode receber essa demanda por mim”, afirmou.

Natural de Trindade do Sul, Rosane também residiu em São Luiz Gonzaga até os 15 anos e, posteriormente, Chapecó, em Santa Catarina, oportunidade em que conheceu o marido Volnei Oliveira, casou e teve três filhas. Atualmente, todas residem em Pedras Altas. Rosane acompanha o prefeito Volnei desde que ele assumiu o Executivo, o que inclui uma rotina semanal na sede do município e não mais uma vida rotineira no assentamento Regina, interior de Pedras Altas.

PROJETOS – O TP também questionou a primeira-dama acerca de projetos que pretende colocar em prática após assumir o cargo. “Pretendo focar na parte mais vulnerável da sociedade e a atuação em campanhas relacionadas a Assistência Social, como por exemplo, a campanha do agasalho e festa de natal para crianças do município.

COMPETÊNCIAS – Como competências da atuação da primeira-dama no projeto em análise do Legislativo, constam atuar como agente mobilizador no desenvolvimento de programas multissetoriais nas mais diversas áreas; promover campanhas e programas para prevenir e atender as demandas em situações de emergência e calamidade; manter interlocução com outros órgãos visando ampliar a participação popular; propor projetos e campanhas que visem melhorar a qualidade de vida da população, com foco no idoso, criança, adolescente, mulher e pessoa com deficiência; representar o município no Fórum Permanente de Primeiras-Damas e prospectar recursos e parcerias para execução de programas, ações e campanhas.

* Matéria atualizada com relação ao impresso

Comentários do Facebook