POLÍTICA

“Aqui é trabalho, trabalho e trabalho”, diz Folador sobre sua nova gestão na Prefeitura de Candiota

Prefeito de Candiota fez um resumo das suas primeiras atividades à frente do Executivo Foto: Gislene Farion TP

Quando completou exatamen­te 12 dias frente à Prefeitura de Candiota na gestão 2021-2024, mais precisamente na última quarta-feira (13), entre uma reunião e outra, Luiz Carlos Folador fez uma análise do trabalho a pedido do Tribuna do Pampa.

Para ele, a avaliação é positiva e tem muito por fazer. Ele ressaltou a importância de contar com uma equipe qualificada, que já foi nomeada e está se inteirando plenamente de suas funções para melhor atender os anseios da po­pulação candiotense. “No primeiro momento nós estamos arrumando a casa, acertando a parte financeira porque o município ficou com vá­rias pendências como o pagamento do vale-alimentação de dezembro, horas extras, terço de férias, rescisão de alguns funcionários que se apo­sentaram, contratos dos professores e outros compromissos que a gente está acertando”, citou.

MANUTENÇÃO Segundo o ges­tor, o maquinário da Secretaria de Obras está recebendo manutenção e a sede da pasta está passando por uma limpeza geral, organização na parte da oficina e todo o setor. Para Folador, é preciso fazer com que haja condições de atender a popu­lação na recuperação das estradas. “Ficaram cinco retroescavadeiras sem funcionar, agora já temos três; também alguns caminhões que já foram arrumados”, disse.

LIMPEZA No Seival, conforme o gestor, já houve acerto com um grupo de pessoas para executar o serviço de limpeza urbana; da mes­ma forma na sede do município, que estão trabalhando na retirada de entulhos, na limpeza da praça e no entorno. Na próxima semana, a intenção é que a Vila Residencial receba atenção neste sentido.

ÁGUA Em relação ao saneamento básico, Folador abordou a interrup­ção do fornecimento de água em função da energia elétrica e as ações que já estão sendo trabalhadas para resolver o problema. “Através do setor da elétrica estaremos rece­bendo técnicos para nos auxiliarem nas providências no que se refere à automação, compra de geradores e de bombas de sucção de água. A nossa ideia é de pronto organizar o sistema de abastecimento da água para tornar ele mais eficiente e moderno, evitando que a população fique desabastecida”, disse. Confor­me lembrou o gestor, em um único dia foram três ocasiões que faltou energia elétrica no município.

Segundo ele, trata-se de um sistema complexo que vai desde a captação da água bruta, o tratamen­to da água e a destinação para as residências. “Quando falta energia elétrica acaba que esse sistema entra em obstrução e alguns lugares mais distantes acabam ficando sem água. Estamos trabalhando para sanar esse problema de uma maneira rápida, podem confiar”, afirmou.

ZONA RURAL Para o interior do município, Folador disse que ele e sua equipe já estão tomando providências para o fornecimento de água. “Estamos diante de um difícil período de estiagem, já providenciamos a contratação de caminhão-pipa e tentando ajuda com o Exército Brasileiro, mas só dispõe de dois caminhões que já estão sendo utilizados”, relatou. Segundo ele, trata-se de um serviço caro e existem pendências com for­necedores que não querem sequer fornecer orçamento. “Temos que ter jogo de cintura de que o passivo de gestões anteriores será sanado, nós vamos ter que pagar a conta porque é da Prefeitura”, frisou. Ainda para as localidades do interior, uma equipe do município vai recuperar alguns pontilhões para possibilitar acesso ao escoamento da produção.

SAÚDE Sobre o serviço do Comitê de Operações Emergências (COE) da Covid-19, bem como o de toda a Secretaria de Saúde, o prefeito disse que estão funcionando plenamente. “Estamos renovando todos os con­vênios, acertando com a Santa Casa de Caridade de Bagé e Hospital da Colônia Nova para que tenhamos o melhor atendimento possível. Convivendo com a pandemia, já conversamos com a secretária do Estado, Arita Bergmann, e com o coordenador adjunto da 7ª Coor­denaria Regional de Saúde (CRS), Carlos Magno Cesarino, para que o município já esteja habilitado tão logo cheguem as vacinas contra a Covid-19. “A equipe está habilitada, estamos atentos, comprando seringas e tudo o que for necessário para que a gente possa atender de maneira correta a nossa população”, disse.

CARVÃO Ainda durante o relato, o prefeito fez questão de citar uma importante bandeira que defende e entende como primordial que todos passem a defender: o carvão. Na ter­ça-feira (12) ele visitou as instalações da Copelmi no município. “É real­mente uma empresa de excelência na preservação do meio ambiente e nos cuidados com os acidentes do traba­lho. Fui lá conhecer o lugar onde vai ser a Nova Seival e diante da parte de mineração eu fiquei encantando. Eles têm dois equipamentos de monito­ramento da qualidade do ar que são móveis, localizados nas residências das pessoas. Posso tranquilizar toda a comunidade que todos os parâme­tros do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) são atendidos e nosso meio ambiente é preservado. É por isso que nós todos temos que defender o novo leilão do carvão. Estamos em contato para trazer o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, em Candiota para garantir isso, porque novas usinas são sinônimos de empregos para a nossa comunidade”.

ATENÇÃO A TODOS Para Fola­dor, é importante que a população seja compreensiva e tenha calma nesse início de trabalho, porque o clima é realmente de quem está arrumando a casa. “Pedimos para que, se em determinado momento, alguma coisa venha a falhar, que o pessoal releve, mas saibam que vamos atender a todos.

Ainda segundo o gestor, ele serve de exemplo para os seus secre­tários e assim tem sido. “Na segunda­-feira (11), às 6h30, eu estava na Se­cretaria de Obras despachando junto com o vice-prefeito, Paulinho Brum, e o titular da pasta. Na terça-feira (12), no mesmo horário, estava com o secretário de Saúde e sua equipe. Já nesta quarta-feira (13), às 7h30, eu já estava atendendo o pessoal do Caminho da Luz porque nós vamos fazer um convênio com eles para que possamos atender ainda melhor os portadores de necessidades especiais do município. Diante de tudo isso, uma coisa eu digo, aqui é trabalho, trabalho e trabalho. A população pode confiar, todos os compromissos que assumimos serão cumpridos um a um”, garantiu.

Comentários do Facebook