BLOQUEIO DA BR-293

Área de Educação também precisa ser ajustada em Candiota

Na tarde desta quarta-feira (4), a Prefeitura de Candiota publicou o decreto nº 4.641, que estabelece normas aplicáveis às instituições e estabelecimentos de ensino municipais em caráter temporário e excepcional. O documento é assinado pelo prefeito Luiz Carlos Folador e pelo secretário de Educação, Michel Feijó.

 

EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Conforme o documento, as aulas da educação infantil ocorrerão em formato híbrido, com aulas presenciais nas terças e quintas-feiras das 8h às 10h para turno da manhã e das 13h às 15h para o turno da tarde. Já nas segundas, quartas e sextas o ensino será remoto com envio de atividades aos pais ou responsáveis, que, posteriormente, reenviarão para avaliação.

 

ENSINO FUNDAMENTAL

 

As aulas do fundamental serão remotas com envio do material pelo professor aos alunos que deverão reenviar para avaliação. O decreto não se aplica as escolas Santa Fé e Anexo Madrugada que continuarão realizando as atividades de forma presencial.

 

CRA

 

As atividades desenvolvidas no Centro de Reabilitação e Apoio (CRA), localizado na Vila Operária, funcionarão normalmente com profissionais que residem em Candiota e Pinheiro Machado. Com os demais será organizado um cronograma específico.

 

PLANTÕES

 

As escolas permanecerão abertas de segunda a sexta-feira em regime de plantão, exceto os dias de atendimento presencial da Educação Infantil.

 

RETORNO

 

Quando tudo se normalizar, os professores deverão apresentar um planejamento de correção e recomposição das atividades, com a realização de estudos paralelos.

O documento se justifica em razão do bloqueio total da BR-293 para obras de escavação  por parte do Departamento Nacional de Infraestruturas de Transportes (Dnit) e a ausência de previsão de liberação do trânsito para os próximos dias. O decreto ainda faz referência às condições das estradas apontadas como rotas alternativas e que a maior parte do quadro de funcionários reside em Bagé ou Hulha Negra.

Servidores municipais com novos horários

            Por meio de decreto, o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, também alterou o horário de trabalho de servidores municipais residentes nos municípios de Hulha Negra e Candiota. Estes passarão a sair às 13h36 (o normal era 14h36) enquanto o desvio não é realizado na BR-293.

O decreto não se aplica a servidores considerados essenciais, que não podem ser paralisados, cabendo aos secretários municipais garantir a prestação dos serviços.

Comentários do Facebook