Uma sessão especial na tarde de segunda-feira (10), na Câmara de Vereadores e Vereadoras de Candiota, teve por finalidade, fazer uma homenagem a uma mulher da cidade com o título Mulher Destaque. Por meio de uma proposta do vereador do MDB, Gildo Feijó, a artesã Nilva Elsher Schwert foi a homenageada em 2025.
Em justificativa ao título e inclusão de seu nome ao de grandes mulheres homenageadas em anos anteriores, a de “mulher de grande expressão, destacando-se em suas atividades artesanais, constituindo-se em um verdadeiro exemplo de dedicação a ser seguido. Seu talento e sua paixão pelo trabalho manual com lã são inspiradores e merecem todo reconhecimento da nossa comunidade, pois o artesanato, além de ser uma prática tradicional, é uma ferramenta poderosa de transformação social e econômica. Ao unir saberes ancestrais a inovação e a sustentabilidade, o artesanato se torna um motor de desenvolvimento territorial, promovendo autonomia para as comunidades e fortalecendo as identidades culturais locais”.
SOBRE NILVA
Nascida em 29 de agosto de 1956, em Restinga Seca, reside em Candiota desde 1986. Viúva de Renato Schwert, é mãe de três filhas. Em 1998 começou a trabalhar com manufatura em lã, renda da família durante muitos anos. Artesã destaque, fez parte da Emater e da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag). Participou de diversas feiras, como Expointer, Feira em Pinheiro Machado e fora do Estado como Brasília, no Distrito Federal. Dona Nilva, como é conhecida, guarda troféus, tendo conquistado premiações em reconhecimento a sua técnica e acabamento impecável, levando o nome de Candiota além das fronteiras.

No evento em sua homenagem, Nilva contou com a presença
de mulheres apoiadoras e empreendedoras ligadas ao artesanato Foto: Divulgação
PRONUNCIAMENTOS
O proponente da homenagem, Gildo Feijó, falou sobre a indicação. “Por anos, ela se dedicou ao aperfeiçoamento de sua técnica, transformando a lã em peças únicas e de alta qualidade, que conquistaram não apenas os olhos, mas também o coração de quem as conhece. Suas peças já foram para fora do País. Seu trabalho impecável já foi reconhecido em diversas feiras e eventos, onde recebeu várias premiações, confirmando sua excelência no que faz. Mais do que uma artesã, dona Nilva é uma embaixadora da cultura candiotense, promovendo as tradições locais e mostrando ao Brasil o que o talento aliado à paixão pode alcançar”, expôs Gildo, dizendo ser uma honra fazer a homenagem a ela e também externar a todas as mulheres.

Secretária Juliana, e presidente da Câmara, Paulinho, entregaram o diploma a Nilva Foto: Divulgação
O presidente do Legislativo, Paulinho Brum, também se manifestou em nome da Câmara. “Dona Nilva representa muito a cidade de Candiota, é um exemplo a ser seguido. Me recordo o quanto estive próximo da dona Nilva durante nossa administração 2021/2024, acompanhando o trabalho e ajudando no que podemos. Para Candiota e região é um ganho incrível esse potencial artístico que cada artesã, que cada profissional teme que leva um pouquinho do nome de Candiota, seja para a Terra da Ovelha, seja Porto Alegre ou Brasília. Ficamos emocionados, são exemplos como esse que devemos seguir e potencializar”.
Também fez uso da palavra para parabenizar Nilva Schwert a vereadora Luana Vais, representando a bancada do PT. Ela destacou o legado e trabalho da artesã. “No nosso município ela tem seu diferencial, pois se tem uma feia lá no interior, no assentamento, pode ser até uma reunião de mulheres, ela vai com o trabalho dela. Uma vez ela me disse que o importante não é vender, é mostrar o trabalho dela. Nossa bancada sonha que o município avance muito nesta questão pelo potencial turístico que tem”.
Integrou a mesa de autoridades, a secretária da Mulher, LGBTQIAPN+ e Igualdade Racial, Juliana Baumhardt, que também representou o Executivo. Ela lembrou de quando conheceu a homenageada e destacou sua personalidade e exemplo. “Conheci dona Nilva há 4 anos em um evento da Emater e voltei inspirada. Sua fala foi acolhedora, inspiradora, ela tem uma história linda. A senhora, dona Nilva é uma inspiração, por isso gosto de lhe ouvir, tens uma fala motivacional incrível. É uma alegria estar aqui, enquanto Secretaria, pois buscamos trabalhar com exemplos de mulheres fortes e persistentes para que seus trabalhos inspirem outras mulheres”.

Vereador Gildo Feijó foi o proponente do título Foto: Divulgação
Finalizando, a homenageada usou seu espaço para fazer agradecimentos. “Preciso citar a Beta, se estou aqui é por causa dela, que muito me incentivou, apoiou, corrigiu. Agradeço a presença de todos os meus convidados que de alguma forma ou motivo me ajudaram e estão me ajudando. Preciso de todos”, manifestou Nilva.
JÁ FOI NOTÍCIA NO JORNAL IMPRESSO
Comentários do Facebook