Nesta quarta-feira (13), o deputado Dionilso Marcon (PT/RS) esteve junto com o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) reunido com o presidente nacional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Cesar Aldrighi. O Consórcio reúne os municípios de Candiota, Hulha Negra, Herval, Pedras Altas, Piratini, Pinheiro Machado e Aceguá.
Segundo Marcon, com o fortalecimento do Incra, proporcionado pelo governo Lula, as estradas e abastecimento de água voltaram a ter recursos para execução. O presidente do Incra e o deputado citaram a grande conquista para a região, que é a liberação de aproximadamente R$ 59 milhões do Incra para execução na primeira fase de recuperação de estradas nos assentamentos de Candiota, Hulha Negra, Canguçu, Piratini, São Gabriel e Santana do Livramento. Na segunda fase do projeto, os demais assentamentos da região vão começar a receber os recursos também.
Além disso, também lembraram que as famílias assentadas da região receberão até dezembro o Crédito Fomento, no valor de R$ 16 mil, nos municípios que decretaram estado de calamidade ou emergência. Ainda, na oportunidade, foi dialogado sobre a Rodovia Transcampesina que vai começar a ser executada, que, segundo Marcon, após muita luta do do Cideja com seu apoio, agora tem o aval do governo federal.