O assassino da pequena Ana Carolina Vinholes de Meneses Morais, Douglas de Oliveira, de 31 anos, teve sua pena aumentada pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do RS (TJ-RS), em julgamento nesta quinta-feira (26). A menina, de apenas 12 anos, foi brutalmente morta na manhã do dia 10 de junho de 2020, na cidade de Santana da Boa Vista. O caso de chocou e comoveu todo o Estado.
O réu havia sido condenado por júri popular em primeira instância no Fórum de Caçapava do Sul, em dezembro do ano passado. Na ocasião ele foi sentenciado a 41 anos, cinco meses e 10 dias de reclusão em regime inicial fechado. A condenação foi por homicídio quadruplamente qualificado – sem chance de defesa da vítima, asfixia, motivo torpe e feminicídio, além dos crimes de estupro de vulnerável e ocultação de cadáver.
Agora, o TJ-RS reformou a sentença, acolhendo parcialmente um pedido do Ministério Público, ampliando a pena em sete anos, passando para 48 anos, cinco meses e 10 dias. A defesa do réu havia pedido redução, mas teve o pedido negado pelos desembargadores.
A mãe de Ana Carolina, Fernanda Vinholes, que mora em Bagé atualmente, comentou o novo julgamento em suas redes sociais, agradecendo aos promotores Diogo Taborda e Gabriel Capelani e a todos que ajudaram no processo para se fazer justiça. “Obrigada a todos que trabalharam duro pra honrar o nome da minha Carolzinha!”, escreveu.
O pai da menina, Pablo Bragamonte Morais e a avó, a empresária Silvia Bragamonte, são moradores de Candiota.