FUNCIONALISMO

Assembleia marcará oficialmente formação e fundação do SindiHulha

Reuniões têm mobilizado o funcionalismo Foto: Divulgação TP

Está marcada para o dia 24 de junho, em Hulha Negra, uma assembleia que será considerada história na cidade. Na oportunidade, haverá a aprovação do estatuto, da chapa e eleição da primeira diretoria do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Hulha Negra (SindiHulha).

A fundação do SindiHulha já foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 23 de maio e está sendo organizada pela comissão pró-fundação, formada por Gabriel Chaves Ruiz, Maico Vinicios Garcia Vasconcellos, Maiara de Souza Martin, Elenara Azambuja da Silva, Daniel Borges Vieira, Gisele Duarte Nunes, Simone Ruiz Rocha e Bruno da Silva Baptista.

FORMAÇÃO – Em entrevista ao Tribuna do Pampa, o presidente da comissão pró-fundação, Gabriel Chaves Ruiz explicou que as primeiras conversas de mobilização para a formação do Sindicato ocorreram via WhatsApp com outros funcionários públicos e vereadores em junho de 2021. Segundo ele, até chegar os cerca de 100 participantes atuais, foi um longo período. “Os funcionários já haviam passado por experiências negativas em outras ocasiões onde não houve continuidade do processo, mas aos poucos fomos incentivando os colegas que passaram a acreditar nesta luta, onde queremos que todos sejam filiados. De forma presencial chegamos a nos reunir em cinco, sete, depois 21 e chegamos a mais de 50 pessoas, ocasião em que formamos três grupos no WatsApp, o Jurídico, o da Diretoria e o SindiHulha, onde tudo que era aprovado, repassávamos aos demais integrantes”.
Hulha Negra completou 30 anos de emancipação político-administrativa em março de 2022 e o TP perguntou a que Gabriel atribuía essa demora para a formação de um sindicato e uma representatividade do funcionalismo. “Durante todo este tempo existiram alguns desencontros até políticos e também falta de perseverança e apoio, levando as iniciativas anteriores a acabarem desistindo. Sabemos das dificuldades de criação de um sindicato, precisamos nos desdobrar e achar tempo, mesmo em horário de expediente, mas precisamos buscar melhorias sempre para a nossa categoria”, destacou.

Cabe relembrar que o Sindicato dos Municipários de Candiota (Simca) através do presidente Marcelo Belmudes, tem prestado apoio e auxílio para a formação da associação sindical hulhanegrense.

Simca tem prestado apoio para a formação do SindiHulha Foto: Divulgação TP

LUTAS – Questionado pelo jornal quanto à expectativa do Sindicato e quais as bandeiras iniciais a serem defendidas, Gabriel frisou que o objetivo era parar de perder recursos. “Nosso jurídico explicou que não se cria um sindicato para ganhar dinheiro, mas queremos parar de perder, por que nos últimos anos não tivemos reajustes e isso é dinheiro perdido. Agora, foram só perdas inflacionárias, queremos representar o funcionalismo como um todo, independente de categoria”, afirmou.

O presidente da comissão pró-fundação ainda relatou que após a eleição da diretoria, os trabalhos iniciais serão em busca de convênios que beneficiem os associados. “Vamos buscar desconto em todos os setores comerciais e de saúde, restaurantes, lanchonetes e médicos especialistas que possam trazer benefícios para os associados e dependentes diretos”, expôs Gabriel, acrescentando ainda a busca por transporte para o funcionalismo.

Por fim, Gabriel Ruiz faz questão de destacar que desde o início se busca um bom relacionamento com o Executivo e o Legislativo, sem envolvimento de ideologias políticas. “Nosso lema é que o eu tem que dar lugar para o nós, não vamos individualizar prioridades, seguiremos e lei esse tiver que decidir será sempre pela opinião da maioria”.

ASSEMBLEIA – O evento sindical está marcado para o dia 24 de junho, às 18h, no Salão da Igreja Batista Conservadora, localizado na rua Josemar Games, nº 699. Para participar é necessário comparecer com um documento de identificação com foto.

Gabriel Ruiz é o presidente da comissão pró-fundação do SindiHulha e da diretoria a ser aprovada em assembleia Foto: Divulgação TP

CHAPA SINDIHULHA

Presidente: Gabriel Chaves Ruiz
Vice-presidente: Maico Vinicios Garcia Vasconcellos
1ª secretária: Maiara de Souza Martin
2º secretário: Bruno da Silva Baptista
Diretora Financeira: Elenara Azambuja da Silva
Advogado: Lasie Winkel da Silva
Diretor de Atividades Sociais e Recreativas: Fatima Fabiana Costa Rosa
Diretor de Políticas Sindicais: Daniel Borges Vieira
Diretor de Comunicação e Informática: Gisele Duarte Nunes
Conselho Fiscal: Simone Ruiz Rocha, Claudia Juliane Pinto da Rosa e Alessandro Saraiva da Fontoura (titulares) e Cintia Reis Fagundes, Ludimila de Souza Antunes e Alvaro Ricardo Carrion (suplentes).

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook