Está agendada para o próximo domingo (17), no campo da Associação esportiva João Emílio (AEJE), localizada no bairro João Emílio, em Candiota, a primeira Copa Sub 20 de futebol feminino no município.
De acordo com o responsável técnico pela AEJE, Cleo Luis Lopes Moura, a Copa ocorrerá totalmente de forma gratuita para a comunidade e transcorrerá em caráter experimental. Ele explica que a categoria feminina Sub 20 só é forte em São Paulo e Seleção Brasileira, porém no Rio Grande do Sul não há incentivo. “Possuímos muitos talentos no estado e em Candiota. São meninas que estão dentro da faixa etária Sub 20 e não tem oportunidade. Precisamos incentivar o esporte, pois traz muitos benefícios. Quero fomentar o esporte nesta categoria e a Copa tem essa finalidade”, explica Cleo.
Da Copa Sub 20 devem participar quatro equipes: João Emílio (Sub 17 e Sub 20), Mayorka, da cidade de Rio Grande e Internacional. Segundo Moura, os jogos iniciam às 10h e todos jogam contra todos.
PATROCINADORES – Moura ressalta porém, a necessidade de um maior auxílio de empresas e comunidade. “Continuamos buscando patrocinadores, pois as equipes ganharão troféu e medalha de participação. São equipes sem condições e para a copa há gastos com transporte, alimentação e arbitragem. Além disso, não será cobrada entrada, o que possibilitará que a comunidade possa acompanhar os jogos”, expõe Cleo, salientando ser necessário uma constante mobilização para auxiliar as meninas do futebol. “O futebol feminino não pode morrer, são muitos talentos”, enfatiza.