ORGANIZAÇÃO

Associação rural de Candiota presta contas de trabalho realizado

Em novembro de 2021, a Prefeitura de Candiota cedeu um trator usado para a Associação, que já realizou mais de 200h de serviços. Agora a expectativa é receber mais um outro trator, porém 0km Foto: Caren Zél Araujo/Arquivo TP

Fundada em 2012, portanto há 10 anos, a Associação Trabalho e Progresso reúne produtores rurais do assentamento Conquista da Madrugada e arredores, no interior de Candiota. A organização foi criada com o objetivo de melhorar a vida de seus associados e da comunidade local por meio de convênios, cursos, lazer e principalmente para fomentar atividades agrícolas como produção de leite, milho, silagem, soja, entre outras.

Segundo o presidente da entidade, Edgar Bordignon, que procurou o TP para realizar uma espécie de prestação de contas da entidade, a ideia sempre foi o fortalecimento do trabalho comunitário, mas nos últimos tempos a entidade estava paralisada. “Muitas famílias foram embora, outras desistiram, abandonaram a atividades e algumas vieram a óbito neste período”, destaca, lembrando que todas as responsabilidades ficaram para apenas quatro membros, sendo ele um deles.

REATIVAÇÃO – Em 20 de outubro do ano passado, conforme o presidente, foi realizada a restituição e reativação da entidade, havendo a entrada de novos integrantes para seguir com as atividades. Como primeira ação após a reorganização, foi celebrado um convênio com a Prefeitura de Candiota, quando o município fez a cedência de um trator NHO 7630, que, segundo Edgar, era usado, mas em boas condições de trabalho.

Ainda foi acordado o repasse de uma enfardadeira, que estava parada no pátio da Secretaria de Obras, bem como equipamentos para o trator.

Além disso, foi acertado a compra de um trator novo por parte da Prefeitura, também com cedência para a Associação, que será adquirido com recursos de uma emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), no valor de R$ 300 mil. Conforme o presidente, a compra do trator já em está em fase de licitação. “É importante relatar que o prefeito Luiz Carlos Folador e os vereadores estão sempre atentos as demandas do meio rural, já que nosso intuito é segurar nossos filhos para que sigam nossa tão importante profissão, e não disputar vagas de emprego na cidade”, frisa ele.

UM TRATOR – O presidente da Associação fez questão de assinalar o trabalho realizado pela entidade tendo apenas um trator usado para oferecer. Foram mais de 200 horas de serviços prestados, abrangendo mais de 20 produtores. “Não desmerecemos ninguém, sócios ou não, inclusive prestamos serviços para sócios de outras cooperativas com pastagens, plantio, silagem e etc. Vale lembrar que o subsídio da Secretaria da Agropecuária é de extrema importância para os pequenos produtores, sendo bastante atrativo e muito bem valorizado”, destacou Edgar.

ELEIÇÃO – No próximo dia 2 de julho, às 10h, a entidade estará realizando uma assembleia geral ordinária com o objetivo de eleger a nova diretoria para o próximo período. O encontro está marcado para às 10h em primeira chamada, na sede do assentamento Conquista da Madrugada.

Comentários do Facebook