RURAL

Atividade reúne “Guardiões da Natureza” em programa desenvolvido pela Pampa Sul

Ação integra programa de Educação Ambiental para a Agricultura Familiar

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.
Grupo trocou experiências, sementes crioulas e fez debates sobre os cuidados com o meio ambiente. No final, todos receberam certificados.

Grupo trocou experiências, sementes crioulas e fez debates sobre os cuidados com o meio ambiente. No final, todos receberam certificados. Foto: Divulgação TP

Trocar experiências, sementes crioulas de verão e depoimentos, além de celebrar os cuidados com a natureza e, especialmente, a recuperação de nascentes de águas. Estes foram os objetivos da atividade que reuniu alguns participantes do programa de Educação Ambiental para Agricultura Familiar desenvolvido durante a implantação da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) pelo Instituto Cultural Padre Josimo, e que celebrou as famílias guardiãs da natureza, reconhecendo o esforço de todos em proteger os recursos naturais e potencializar a agroecologia.

O encontro dos “Guardiões da Natureza” aconteceu durante toda a quinta-feira (19), na sede do assentamento Conquista da Fronteoira, no interior de Hulha Negra, reunindo, aproximadamente 150 pessoas. O diretor do Instituto Cultural Padre Josimo, Frei Sérgio Gorgen, destacou a importância da atividade e, especialmente, das ações desenvolvidas na proteção das 36 nascentes de águas que estão sendo recuperadas no interior de Candiota e Hulha Negra. “Buscamos o fortalecimento comunitário das famílias que vivem da agricultura familiar, além de estarmos reconhecendo o trabalho desenvolvido por todos os envolvidos na recuperação de nascentes de águas”, lembrou Gorgen.

Durante o dia os participantes tiveram a oportunidade de trocar sementes crioulas de verão, além de participar da gravação de depoimentos sobre o cotidiano das famílias, suas experiências na recuperação de nascentes e com a agroecologia, que farão parte de um documentário que está em fase final de produção. Ao final, 80 famílias receberam certificados de “Guardiões da Natureza” em reconhecimento aos seus esforços para a preservação da natureza.

O gerente socioambiental da UTE Pampa Sul, Hugo Roger Stamm, destaca que o objetivo do evento foi de incentivar ainda mais as atividades que já estão sendo desenvolvidas. “É bastante gratificante perceber o envolvimento e a participação das pessoas que estiveram reunidas e são verdadeiros guardiões da natureza. Nos próximos meses, continuarão em andamento ações relacionadas, entre outros, à agroecologia, ao manejo sustentável dos recursos hídricos e proteção de fontes e nascentes, ao resgate e disseminação do conhecimento popular sobre saúde natural/ tradicional e plantas medicinais, educação socioambiental nas escolas dos assentamentos rurais e temas relacionados à prevenção e mitigação de riscos e danos socioambientais, todas em parceria com o Instituo Cultural Padre Josimo”, explica Stamm.

O programa de Educação Ambiental para Agricultura Familiar está em desenvolvimento desde o início da implantação da UTE Pampa Sul e são direcionadas às famílias dos assentamentos rurais de Candiota e Hulha Negra, vinculadas à agricultura familiar. ““É bastante gratificante perceber o envolvimento e a participação das pessoas que estiveram reunidas e são verdadeiros guardiões da natureza. Para os próximos meses, continuarão em andamento ações relacionadas, entre outros, à agroecologia, ao manejo sustentável dos recursos hídricos e proteção de fontes e nascentes, ao resgate e disseminação do conhecimento popular sobre saúde natural/ tradicional e plantas medicinais, educação socioambiental nas escolas dos assentamentos rurais e temas relacionados à prevenção e mitigação de riscos e danos socioambientais, todas em parceria com o Instituo Cultural Padre Josimo”, explica Stamm.

O programa de Educação Ambiental para Agricultura Familiar está em desenvolvimento desde o início da implantação da UTE Pampa Sul e são direcionadas às famílias dos assentamentos rurais de Candiota e Hulha Negra, vinculadas à agricultura familiar.

Comentários do Facebook