EDUCAÇÃO

Atividades não presenciais da rede municipal de Hulha Negra já começaram a ser entregues aos alunos

OFERECIMENTO:

 

Equipe diretiva de cada escola está entregando pessoalmente o material nas residências dos alunos Foto: Divulgação TP

Foi concluída nesta quinta­-feira (14), a entrega das atividades programadas não presenciais para os alunos da rede municipal de Hulha Negra. O anúncio da entrega ocorreu na semana passada pela secretária de Educação e Cultura de Hulha Negra, Adriana Delabary, o qual foi reproduzido pelo TP no Face­book oficial do jornal.

A entrega dos materiais seguiu um cronograma nesta semana, sendo na segunda-feira (11) para as escolas Auta Gomes, Monteiro Lobato e creche Tia Elaine Bastos; terça-feira (12) para Colônia Nova Esperança; quarta-feira (13), assentamentos da Monteiro Lobato e quinta­-feira (14) ao pré da escola Chico Mendes.

Ao TP, a secretária Adria­na Delabary disse estar tranquila e considerar que o objetivo pro­posto foi alcançado. “Semana passada estava ansiosa para ver se tudo ia acontecer conforme o planejado se haveria envolvi­mento das direções e motoristas. Expormos essas pessoas para entrega dos materiais é uma res­ponsabilidade muito grande. Mas com a equipe nota mil que tenho, foi sucesso. Os professores estão engajados enviando os materiais para as escolas, tudo foi revisa­do por supervisor e impresso. Ver alunos com o lápis na mão olhando as atividades através das imagens me tranquiliza e gratifi­ca”, afirma a secretária.

A entrega das atividades deve ocorrer a cada semana du­rante o mês de maio. Segundo a secretária, na próxima semana, seguindo a mesma ordem sema­nal, o material entregue deverá ser recolhido, oportunidade em que os alunos receberão as ati­vidades para a próxima semana. Ela lembra que tudo está regula­mentado pelo decreto municipal 2.387/2020, de 7 de maio. “Pre­ciso ressaltar que não reorganiza­mos o calendário, foi criada uma situação para que não se percam vínculos entre aluno, professor, escola e comunidade”, destaca.

Alunos da sede de Hulha Negra receberam as atividades na escola Monteiro Lobato Foto: Divulgação TP

Quanto ao calendário es­colar, Adriana lembra que so­mente vai ser pensado após uma definição federal. “Ainda não sabemos como vai ser o restante do ano letivo. O que temos de concreto é de que as atividades não presenciais serão usadas em posterior organização do calendário. Não é possível fazer em 100 dias o que se fazia em 200. Dependemos das decisões do MEC. Não adianta fazermos contas se dependemos do MEC, que liberou os 200 dias letivos, mas deixou às 800 horas aulas, o que pra nós da na mesma. Não tem como colocarmos alunos o dia inteiro dentro da escola. É pior. É muito não sei”, finaliza a gestora.

PEDRAS ALTAS No município, a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto realizou a entrega de polígrafos aos alunos com atividades programadas para re­alização à distância. Ao TP, a se­cretária Cilene Tardiz e o prefeito Bebeto Perdomo disseram estar cumprindo com o objetivo que é priorizar o acesso ao conteúdo para todas as crianças e jovem do município. “Acreditamos que estamos no caminho certo em levar conhecimento a todos sem distinção de classe social, priori­zando até mesmo aqueles que não dispõem de acesso a internet, pois sabemos que nossa realidade é bem diferente, possuímos quatro escolas na zona rural e somente uma na cidade. Ficamos com a certeza de dever cumprido, mes­mo sabendo que o melhor seria estar de forma presencial em todas as entidades, embora essa realidade ainda não seja possível mundialmente, pois vivemos em um decreto de pandemia”, manifestou a secretária. Em cerca de 20 dias, os polígrafos serão recolhidos para correção dos pro­fessores e posterior distribuição de novos conteúdos aos alunos.

PINHEIRO MACHADO O vice-prefeito e secretário de Educação de Pinheiro Machado, Jackson Cabral também falou ao TP sobre a entrega das atividades para os alunos da rede municipal de ensino. Segundo o gestor, 100% dos alunos receberam as atividades, online ou impresso e a avaliação está sendo positiva até o momento. “Fizemos uma videoconferência com os diretores e Conselho Municipal de Educa­ção e se constatou que todos os alunos receberam os materiais. Acreditamos que o retorno das atividades será considerável, me parece que está sendo satisfatório e da melhor forma possível neste momento”, afirma Cabral.

CANDIOTA – No município, desde o dia 4, alunos da rede mu­nicipal estão recebendo materiais impressos, tanto da área urbana, diretamente nas escolas, como da zona rural, através do transporte escolar. Para saber acerca do andamento das atividades, o TP contatou a assessoria de Comuni­cação da Prefeitura de Candiota, que informou que um trabalho diferenciado está ocorrendo no município. “Estamos com uma proposta inovadora, trabalhamos em forma de projeto. Temos registros fotográficos e um farto material pedagógico”.

Comentários do Facebook