PÓS-BIOMETRIA

Atual eleitorado de Candiota é de 6.665 pessoas

Cerca de 1,5 mil eleitores estão com os títulos cancelados

Quem não fez a revisão biométrica no período determinado, deve procurar o Cartório

Quem não fez a revisão biométrica no período determinado, deve procurar o Cartório Foto: Arquivo TP

O 142ª Cartório Eleitoral de Bagé, que atende Candiota e está localizado na rua Marechal Deodoro, 272, no centro bageense, segue recebendo eleitores candiotenses que não fizeram o processo de revisão biométrica dentro do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral e que encerrou no último dia 27 de setembro.

Conforme o Cartório da 142ª Zona Eleitoral, durante o período de revisão, dos 7.216 eleitores que estavam obrigados a fazer o procedimento, 5.655 pessoas fizeram. Assim, 1.561 títulos eleitorais estão cancelados no momento. No período também 1.010 eleitores fizeram transferências para Candiota ou tiraram o título pela primeira vez.

Assim, o eleitorado atual de Candiota, após a revisão biométrica, está em 6.665 pessoas. Mas este número deve aumentar até 2018, tanto por transferências, novos títulos e com as regularizações.

REGULARIZAÇÃO – Segundo explica a chefe do Cartório, Daiane Conte, as pessoas que tiveram seus títulos cancelados podem procurar o Cartório para fazerem a regularização, levando um documento com foto e comprovante de residência de um dos três últimos meses. Não há multa, mas os eleitores que estão nessa situação não podem retirar passaporte e não podem participar de concurso público, entre outras sanções.

NORMALIDADE – A chefe do Cartório avalia que os números de Candiota na revisão biométrica ficaram dentro da normalidade, com um não comparecimento na faixa dos 25%. Daiane assinalou que houve um acúmulo de pessoas nos últimos dias, mas que isso também está dentro da normalidade.

Comentários do Facebook