MOBILIZAÇÃO

Audiência pública debate causa animal em Candiota

Audiência pública teve a presença do prefeito Adriano (em pé ), de membros do governo, vereadores e ativistas da causa animal Foto: J. André TP

Por cerca de duas horas seguidas em audiência pública, principalmente ativistas da causa animal de Candiota, juntamente com membros da Prefeitura (que promoveu o encontro) e da Câmara de Vereadores, debateram ações para implantar uma política, principalmente no que concerne a cães, tanto os de rua quanto os que possuem donos, porém que sofrem maus tratos ou que há irresponsabilidade na posse.

O atual governo tem demonstrado continuadamente sua preocupação com esta situação, inclusive há indicação do Ministério Público neste sentido, que também aponta para que a comunidade ajude no processo. Apesar da queixa dos presentes de pouco público, se chegou a conclusão de que havia um número significativo de lideranças e que a partir do debate é possível avançar na causa.

O prefeito Adriano dos Santos fez questão de acompanhar do começo ao fim a audiência, assim como estavam presentes o secretário Especial de Governo (que coordenou a audiência); a procuradora-geral do município Luciane Cruz; a coordenadora de Meio Ambiente, Cristiane Ceschini e o coordenador da Vigilância Sanitária local, Anderson Teixeira (Gariba). Estavam presentes ainda a presidente da Câmara de Vereadores, Andréia Rangel (MDB), o vereador João Roberto Silva e sua assessoria (que tem sido um dos puxadores deste debate no município), além da assessoria do vereador Fabrício Moraes (MDB).

Neste momento está sendo estudado pelo município o lançamento de um Chamamento Público para habilitar profissionais veterinários para a realização de castrações de animais com e sem dono, bem como, os ativistas se organizam para a refundação de uma associação de defesa animal, que poderá conveniar com a Prefeitura para aperfeiçoar o controle populacional e cuidados aos animais.

Comentários do Facebook