EMPREENDIMENTO

Audiência vai debater construção de condomínio rural e hotel de alto padrão em Candiota

Projeto de lei que tramita na Câmara transforma a área em interesse turístico e prevê alguns incentivos

Recentemente, Batalha, acompanhado da esposa Ronise e do deputado estadual Ernani Polo, foram recebidos por Folador e sua equipe de governo na Prefeitura Foto: Divulgação TP

Tramitando na Câmara de Can­diota desde o dia 25 de feverei­ro, o projeto de lei nº 45/2021, tem por objetivo de declarar uma área rural em Candiota, nos fundos do Marco do Seival, às margens da BR-293, como sendo de interesse turístico. Também o projeto prevê incentivos do município para o estabelecimento de um condomínio rural de alto padrão na localidade.

Neste sentido, para atender uma exigência legal, bem como, colher a opinião da comunidade sobre o assunto, a Prefeitura estará realizando na próxima quarta-feira (17), a partir das 18h, uma audi­ência pública virtual. A audiência será transmitida pela TV Câmara no Facebook e poderá ser acessada pelo link facebook.com/tvcamara.candiota.54.

Na oportunidade, desde o plenário da Câmara de Vereado­res, o prefeito Luiz Carlos Folador estará presidindo a audiência, que terá a participação do empresário paulista Luiz Eduardo Batalha e sua equipe, que estarão realizando uma exposição sobre o empreendi­mento que pretende realizar na área recentemente adquirida por ele, que neste momento possui uma grande plantação de oliveiras e uma indús­tria de azeites.

Folador ressaltou que a pro­posta é perfeitamente compatível com o Plano Diretor do município. “É algo de interesse público e da coletividade, que vai gerar emprego e renda”, destacou. O vereador e ex­-prefeito de Candiota, Marcelo Gre­gório (PSDB), também tem ajudado nas negociações para a viabilização plena do empreendimento.

Há cerca de 10 anos, Batalha é proprietário da estância Guarda Velha, na Serra dos Veleda, em Pi­nheiro Machado, localonde possui a maior plantação e a maior indústria de azeites do Brasil, além de, re­centemente também, ter implantado uma indústria de conservas. Ainda, Batalha planeja a instalação de uma indústria de pellets próxima a Vila Umbus, com vistas aos mercados europeus e asiáticos, que têm gra­dativamente substituído a queima fóssil por madeira, tanto em indús­trias como para o aquecimento de ambientes.

 

O EMPREENDIMENTO – Em reportagem publicada pelo TP em novembro do ano passado, o em­presário detalhou a instalação do loteamento rural. A expectativa é que a área se transforme, de fato, em um grande centro turístico. Conforme lembrou, o local fica próximo à fazenda do narrador esportivo Gal­vão Bueno, das vinícolas Batalha e do Grupo Miolo. “O projeto conta com a criação de uma hípica, um clube com piscinas e todas as casas serão no estilo minimalista e com grandes janelas, porque as atrações principais serão os lagos, as belezas naturais e as plantações de oliveira. Esse público gosta de azeites, bons vinhos e culinária de qualidade”, afirma.

Para desenvolver o projeto, Batalha contratou uma empresa es­pecializada, que conforme descreve, possui grande experiência em como fazer e como vender. “Tudo isso que está sendo projetado é resumida­mente fogo, vidro, pedra e frio. Essa combinação com uma boa comida é o que vai diferenciar de tudo que já se viu aqui na região. Além das moradias, que também poderão ser alugadas pelos seus proprietários, o local também vai servir de cenário para quem procura um lugar especial para comemorar um aniversário, realizar um casamento, entre outras festividades”, anunciou.

Sendo a hotelaria uma de suas principais especializações, o empresário disse que realizou algo parecido no ano de 1976, numa região localizada a 300km da cida­de de São Paulo, ao que pretende concretizar agora em Candiota. “Sei que no início vai haver uma série de dificuldades, imagino que eu reviva as mesmas situações, mas na criação daquele hotel cinco estrelas eu achei a fórmula. Também já adianto que todas as casas serão chalés, com ambientes familiares como venho trabalhando em todos esses anos, é isso que as pessoas mais têm procurado e o que vamos oferecer”, ressaltou.

Ainda segundo informou, já há uma empresa contratada para administrar o hotel e o condomínio. “Trata-se do primeiro hotel de alto padrão da região”, finalizou.

Comentários do Facebook