ABASTECIMENTO

Áudio com informações falsas sobre água de Bagé circula pelas redes

Mais de 15 mil análises são realizadas mensalmente pelo Daeb Foto: Deividi Leonel/Especial TP

Diante dos rumores da qualidade da água distribuída em Bagé, o Departamento de Água, Arroios e Esgoto (Daeb) reafirma sua responsabilidade em fornecer água potável para o consumo da população. Mais de 15 mil análises são realizadas mensalmente a fim de verificar os parâmetros exigidos pelas portarias estaduais e federais que monitoram a potabilidade da água.

Um áudio, repassado massivamente pelo WhatsApp, sobre a presença de bactéria na água é falso. Inclusive a mesma mensagem está sendo repassada em outras cidades gaúchas, que estão tendo que realizar o mesmo esclarecimento, ou seja, que se trata de uma fake news. Análises extras foram realizadas em cerca de 30 casas que reclamaram da coloração da água nos últimos dias, sendo que não foram encontradas bactérias nas amostragens.

Os dados estão disponíveis na Estação de Tratamento de Água (ETA) para qualquer cidadão que quiser verificar.

Por fim, o Daeb também esclarece sobre uma imagem que está sendo veiculada nas redes sociais de uma suposta larva que estaria na água. Afirmamos que é não há como este animal ter saído da rede de abastecimento pública. Em primeiro lugar, a larva não passaria intacta no sistema de bombeamento e filtragem da Estação de Tratamento. Em segundo lugar, os hidrômetros instalados pelo Daeb possuem um filtro na entrada, o que também bloquearia a passagem da larva. Salientamos que a publicação de informações falsas, sem comprovação de veracidade alguma, é crime e possuem o único objetivo de alarmar a população.

O Daeb, mais uma vez, se coloca à disposição da população para outros esclarecimentos pelo telefone da Estação de Tratamento de Água (ETA): 3241 4236 ou pelas redes sociais da autarquia.

Comentários do Facebook